Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33194
|
Title: | PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA |
Authors: | Klem, Suelen Sanches, Gislaine Balça, Ângela Franco, Sandra |
Keywords: | Educação Leitura literária Práxis docente Desenvolvimento e emancipação humana |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Abstract: | O artigo resulta de um trabalho realizado junto à disciplina de Educação, formação humana e práxis: implicações da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação Escolar, do Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo foi apresentar contribuições das práticas docentes em âmbito escolar, com vistas ao desenvolvimento humano e social a partir do trabalho com a Leitura Literária. Teve por base o problema: como a Leitura Literária pode contribuir para a práxis docente e para o desenvolvimento e a emancipação humana do estudante? Trata-se de uma abordagem crítico-dialética com tratamento de dados qualitativos. A geração de dados consistiu na realização de pesquisa bibliográfica. Como resultados e discussões entendemos que a práxis docente quando planejada intencionalmente proporciona o desenvolvimento e a emancipação humana, pois a Leitura Literária possui contribuições em relação à linguagem, à criticidade e à consciência do leitor. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33194 |
ISSN: | 1982-5587 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|