Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33192
|
Title: | O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia |
Authors: | Debus, José Carlos Balça, Ângela |
Keywords: | Autonomia Mediação Arte Educação Teatro do oprimido |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Educar em Revista |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo situar e demonstrar os resultados de
uma investigação de pós-doutoramento que analisa uma experiência de
apropriação e uso dos princípios metodológicos do Teatro do Oprimido
(BOAL, 2015) em estratégias de mediação do ensino de Artes nas
escolas, junto aos professores e professoras de Artes da rede de ensino
do município de São José em Santa Catarina, Brasil. Apontamos alguns
fatores considerados favoráveis à autonomia e à capacidade do estudante de
interpretar e compor o mundo a partir de suas relações no campo do ensino/
aprendizagem desenvolvidas através de diálogos artísticos e de oficinas
investigativas e comprometidas com perspectivas democráticas e livres.
Nosso referencial teórico contou com as ideias de Augusto Boal no campo
da dramaturgia e Paulo Freire e Immanuel Kant no campo da educação.
As oficinas permitiram uma reflexão profunda sobre o momento atual da
educação brasileira, totalmente profissionalizante, que não deixa espaço e
tempo para aquilo que não é escrita ou cálculo. A metáfora de João e Maria
possibilitou aos professores procurarem pelo olhar do estudante dentro do
espaço ensino/aprendizagem e levarem em conta este olhar no processo de
construção do saber dentro um espaço constitucionalmente democrático e
aberto às experiências. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33192 |
ISSN: | e82174 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|