Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32963

Title: Literacia em Saúde Mental – empoderar o adolescente que manifesta comportamentos de risco
Authors: Rodrigues, Joana Isabel Pires
Advisors: Marques, Maria de Fátima
Keywords: Literacia
Saúde Mental
Adolescentes
Comportamento de Risco
Enfermagem
Literacy
Mental Health
Adolescent
Risk Taking
Nursing
Issue Date: 4-Nov-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A adolescência é um período de grande vulnerabilidade, é uma fase de passagem, da infância para a idade adulta. É um período marcado por diversas mudanças físicas e psicológicas, o que pode favorecer o desencadeamento de transtornos psiquiátricos. Muitos comportamentos de risco à saúde, como consumo de substâncias psicoativas, começam na adolescência, tendo efeitos nefastos sobre o bem-estar mental e físico do adolescente. Com este projecto, pretendeu-se aumentar o nível de literacia em saúde mental do adolescente com consumo de substâncias psicoativas, permitindo assim a redução do risco de desenvolvimento de alterações de saúde mental e promoção de hábitos de vida saudáveis. Para tal, foram realizadas intervenções individualizadas de cariz psicoeducativo e psicoterapêutico, através da implementação do processo de avaliação diagnóstica. A avaliação será feita através de indicadores de resultados no processo individual de cuidados e utilização de escalas com vista a obter ganhos em saúde mental dos adolescentes; Mental Health Literacy - empowering adolescents who manifest risky behaviors - Abstract: Adolescence is a period of great vulnerability, it is a transition phase, from childhood to adulthood. It is a period marked by several physical and psychological changes, which can favor the triggering of psychiatric disorders. Many health risk behaviors, such as consumption of psychoactive substances, begin in adolescence, having harmful effects on the adolescent's mental and physical well-being. With this project, the aim was to increase the level of mental health literacy of adolescents with psychoactive substance consumption, thus reducing the risk of developing mental health changes and promoting healthy lifestyle habits. To this end, individualized interventions of a psychoeducational and psychotherapeutic nature were carried out, through the implementation of the diagnostic evaluation process. The evaluation will be done through indicators of results in the individual process of care and use of scales in order to obtain gains in the mental health of adolescents.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32963
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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