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http://hdl.handle.net/10174/32652
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Title: | Capacitação de cuidadores de crianças em processo de reabilitação |
Authors: | Siquenique, Joana Sofia Damas |
Advisors: | Sousa, Luís Manuel Mota de |
Keywords: | Enfermagem Reabilitação Capacitação Cuidadores Crianças Nursing Rehabilitation Capacity Caregivers Child |
Issue Date: | 3-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Enquadramento: A família está intrinsecamente envolvida no processo saúde/doença dos seus membros e representa uma importante fonte de suporte à pessoa doente. Neste sentido, é necessário garantir a integração e o acompanhamento da mesma nos cuidados de enfermagem de reabilitação. Os pais, enquanto cuidadores informais, são membros na parceria de cuidados, sendo vistos pela equipa de enfermagem como agentes integrantes dos cuidados. Deste modo o papel parental, não sendo considerado um foco específico da enfermagem de reabilitação, insere-se diretamente na relação de parceria de cuidados, desenvolvida constantemente pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento e aquisição de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Específicas em Enfermagem de Reabilitação e de Mestre em Enfermagem, as atividades desenvolvidas no contexto de Estágio Final e evidenciar os ganhos em saúde sensíveis a um programa de reabilitação sobre a capacitação de cuidadores de crianças em processo de reabilitação.
Metodologia: De modo a analisar a aquisição de competências recorreu-se à metodologia reflexiva. No desenvolvimento do projeto foi utilizada a metodologia de estudo de casos múltiplos, de forma a realizar uma análise e reflexão dos dados obtidos com a implementação do mesmo. A amostra foi selecionada acidentalmente. De modo a conduzir o processo reflexivo, assim como o projeto desenvolvido, foram exploradas a teoria do défice do autocuidado de Orem, a teoria das transições de Meleis e o modelo de parceria de cuidados de Anne Casey.
Resultados: A elaboração do presente relatório possibilitou a aquisição de competências de mestre na área da enfermagem. Também as competências especificas na área da enfermagem e da enfermagem de reabilitação foram largamente alcançadas devido ao desenvolvimento de todo o processo de aprendizagem e dos ensinos clínicos realizados. A implementação do projeto de intervenção demonstrou resultados positivos na área da capacitação dos cuidadores de crianças em processo de reabilitação. Ao avaliar o nível de independência das crianças, assim como a sobrecarga e a qualidade de vida dos cuidadores verificou-se indícios de quanto menor o nível de dependência da criança, menor também a sobrecarga sentida pelos cuidadores e maior a qualidade de vida percecionada também por estes. Conclusão: O desenvolvimento e a aquisição de competências de Enfermagem de Reabilitação e de Mestre em Enfermagem foram alcançados, contribuindo para o aumento da funcionalidade das crianças e capacitação dos cuidadores, aquando de intervenções especializadas em Enfermagem de Reabilitação;
- TRAINING OF CAREERS OF CHILDREN IN THE PROCESS OF REHABILITATION
ABSTRACT:
Framework: The family is intrinsically involved in the health/disease process of its members and represents an important source of support for the sick person. So, it is necessary to ensure its integration and monitoring in rehabilitation nursing care. Parents, as informal caregivers, are members of the care partnership, being seen by the nursing team as integral agents of care. Thus, the parental role, not being considered a specific focus of rehabilitation nursing, is directly inserted in care partnership relations, constantly developed by the Nurse Specialist in Rehabilitation Nursing.
Objective: To describe the process of development and acquisition of Common Skills for Specialist Nurses, Specific in Rehabilitation Nursing and Master's in Nursing, the activities developed in the context of the Final Practice and to highlight the health gains sensitive to a rehabilitation program on the training of children’s undergoing rehabilitation caregivers.
Methodology: To analyze the acquisition of competences, the reflective methodology was used. In the development of the project, the methodology of multiple case studies was used, to carry out an analysis and reflection of the data obtained with it. The sample was selected accidentally. To conduct the reflective process, as well as the developed project, Orem's self-care deficit theory, Meleis' theory of transitions and Anne Casey's care partnership model were explored.
Results: The development of this report enabled the acquisition of skills in nursing mastery. Also, the specific skills in general nursing and rehabilitation nursing were largely achieved due to the development of the entire learning process and the clinical teaching carried out. The implementation of the intervention project showed positive results in training caregivers of children in rehabilitation process. When assessing the children's level of independence, as well as caregivers' overload and quality of life, it was found some evidence that the lower the child's level of dependence, the lower the overload felt by caregivers and so the higher the quality of life perceived by them.
Conclusion: The development and acquisition of Rehabilitation Nursing and Master's in Nursing skills were achieved, contributing to the increase of children's functionality and training of caregivers, during specialized interventions in Rehabilitation Nursing. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32652 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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