Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32519

Title: Caracterização dos canais de comercialização do vinho no Alentejo: uma abordagem com base na teoria dos custos de transação
Authors: Rebocho, Ana
Fragoso, Rui
Keywords: canais de comercialização
teoria dos custos de transação
setor do vinho
Issue Date: 2021
Publisher: Revista de Economia e Sociologia Rural - SOBER
Citation: Rebocho, A., Fragoso, R., (2021). Caracterização dos canais de comercialização do vinho no Alentejo: uma abordagem com base na teoria dos custos de transação. Revista de Economia e Sociologia Rural, 59(1), e238881.
Abstract: O setor do vinho em Portugal tem-se afirmado com produtos genuinamente únicos que têm ganho reputação nos mercados. O potencial de diferenciação e a reduzida dimensão do mercado nacional para absorver a produção têm levado a uma estratégia de consolidação no mercado externo, sendo importante uma gestão eficiente dos canais de comercialização. Assim, este estudo visa caracterizar a estrutura dos canais de comercialização das empresas do setor do vinho no Alentejo e avaliar o seu nível de integração, ou seja, pretende-se determinar como as restrições verticais influenciam a eficiência das transações nesses canais de comercialização. A metodologia utilizada seguiu uma abordagem mista, baseada na realização de entrevistas (reuniões) com especialistas do setor e na elaboração de um questionário a ser aplicado em uma amostra de empresários do setor do vinho no Alentejo. Os resultados obtidos indicam que as empresas utilizam vários tipos de canais de comercialização para a exportação. Ao contrário do que é referido na literatura, as empresas objeto de estudo, geralmente, não coordenam as suas transações por meio de contratos. Os resultados permitiram, ainda, concluir que a incerteza afeta os custos de transação, bem como os ativos específicos, nomeadamente associados aos recursos humanos. Verificou-se também que quanto maior a frequência das transações, maior o nível de integração dos canais de comercialização.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32519
Type: article
Appears in Collections:MED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
GES - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
ECN - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RESR_2021.pdf899.86 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois