Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32475
|
Title: | Educação emocional no Ensino Superior: Alguns elementos de reflexão sobre a sua pertinência na capacitação de futuros professores |
Authors: | Valente, Sabina Almeida, Leandro S. |
Keywords: | Ensino superior Inteligência emocional Educação emocional Formação de professores |
Issue Date: | Apr-2020 |
Citation: | Valente, S., & Almeida, L.S. (2020). Educação emocional no Ensino Superior:Alguns elementos de reflexão sobre a sua pertinência na capacitação de futuros professores. Revista E-Psi, 9(1), 152-164. |
Abstract: | Um dos principais desafios colocado aos estudantes do Ensino Superior incide na imprevisibilidade e globalização da informação e do conhecimento. A este desafio, acrescem outras questões como a transição do ensino secundário para o ensino superior, e o posterior ingresso no mercado de trabalho, como fases particularmente complexas, à maioria dos estudantes. Estas transições, e consequentes períodos de adaptação, requerem competências emocionais por parte dos estudantes de forma a responderem positivamente aos desafios sentidos e dificuldades experienciadas. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo fazer uma reflexão sobre o valor da inclusão da educação emocional, como agente catalisador do desenvolvimento psicossocial na formação dos estudantes do Ensino Superior, especificamente na formação inicial de futuros professores. Apresentam-se estudos que evidenciam a eficácia de programas de desenvolvimento da inteligência emocional, sugerindo a relevância destes como oportunidades de capacitação aos futuros profissionais. Concluindo para a importância da educação emocional na formação inicial de professores. |
URI: | https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo10/ http://hdl.handle.net/10174/32475 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|