Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32468

Title: Questionário de inteligência emocional do professor: Adaptação e validação do Emotional Skills and Competence Questionnaire
Authors: Valente, Sabina
Lourenço, Abílio A.
Keywords: Inteligência emocional
Professores
Issue Date: Jul-2020
Publisher: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Citation: Valente, S., & Lourenço, A.A. (2020). Questionário de inteligência emocional do professor: adaptação e validação do “Emotional Skills and Competence Questionnaire”. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 7(1), 12–24.
Abstract: A inteligência emocional tem motivado um interesse progressivo no domínio da educação. No entanto, não tem sido suficientemente investigada em professores. Como tal, este estudo teve por objetivo adaptar e validar o Emotional Skills and Competence Questionnaire(ESCQ) para professores portugueses. O ESCQ constitui um instrumento de autorrelato da inteligência emocional, tendo por base o modelo teórico de Mayer e Salovey (1997). A amostra foi constituída por 958 professores dos ensinos básicos e secundário. Foram administrados os seguintes questionários: Questionário de Inteligência Emocional do Professor (QIEP), e o Rahim Organizational Conflict Inventory-II–Portuguese Version in School Context (ROCI-II-PViSC). A análise estatística incluiu a técnica de modelação de equações estruturais, tendo por suporte o SPSS/AMOS 25. Desta adaptação e validação resultou o QIEP, um instrumento de avaliação da inteligência emocional para professores. Os resultados da análise fatorial confirmatória demonstram o ajustamento da estrutura fatorial original. O QIEP apresentou um coeficiente de confiabilidade robusto e as diversas características psicométricas evidenciaram a adequada validade e fiabilidade do instrumento. Em conclusão, osresultados deste estudo fornecem evidências de que o QIEP pode ser usado como instrumento para avaliar a inteligência emocional dos professores, no contexto português, podendo ser usado em futuros estudos e práticas educativas.
URI: https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2020.7.1.5480
http://hdl.handle.net/10174/32468
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
5480-Artículo-21907-3-10-20200624.pdf519 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois