Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32468
|
Title: | Questionário de inteligência emocional do professor: Adaptação e validação do Emotional Skills and Competence Questionnaire |
Authors: | Valente, Sabina Lourenço, Abílio A. |
Keywords: | Inteligência emocional Professores |
Issue Date: | Jul-2020 |
Publisher: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citation: | Valente, S., & Lourenço, A.A. (2020). Questionário de inteligência emocional do professor: adaptação e validação do “Emotional Skills and Competence Questionnaire”. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 7(1), 12–24. |
Abstract: | A inteligência emocional tem motivado um interesse progressivo no domínio da educação. No entanto, não tem sido suficientemente investigada em professores. Como tal, este estudo teve por objetivo adaptar e validar o Emotional Skills and Competence Questionnaire(ESCQ) para professores portugueses. O ESCQ constitui um instrumento de autorrelato da inteligência emocional, tendo por base o modelo teórico de Mayer e Salovey (1997). A amostra foi constituída por 958 professores dos ensinos básicos e secundário. Foram administrados os seguintes questionários: Questionário de Inteligência Emocional do Professor (QIEP), e o Rahim Organizational Conflict Inventory-II–Portuguese Version in School Context (ROCI-II-PViSC). A análise estatística incluiu a técnica de modelação de equações estruturais, tendo por suporte o SPSS/AMOS 25. Desta adaptação e validação resultou o QIEP, um instrumento de avaliação da inteligência emocional para professores. Os resultados da análise fatorial confirmatória demonstram o ajustamento da estrutura fatorial original. O QIEP apresentou um coeficiente de confiabilidade robusto e as diversas características psicométricas evidenciaram a adequada validade e fiabilidade do instrumento. Em conclusão, osresultados deste estudo fornecem evidências de que o QIEP pode ser usado como instrumento para avaliar a inteligência emocional dos professores, no contexto português, podendo ser usado em futuros estudos e práticas educativas. |
URI: | https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2020.7.1.5480 http://hdl.handle.net/10174/32468 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|