Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32277
|
Title: | Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil |
Authors: | Amaral, Jeane Haddad, Lenira Folque, M. A. |
Keywords: | Educação Infantil Património cidade infância |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2021). Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil, Revista de Educação Pública, 30, 1-21. |
Abstract: | O artigo apresenta parte de uma pesquisa que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, cidade e patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas. A análise decorre da pesquisa de cunho etnográfico realizada em Penedo, AL, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas da cidade, mobilizadas por diversos motivos. Cinco episódios que dimensionam a força da cultura local são considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças rompendo com a distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32277 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|