Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32277

Title: Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
Authors: Amaral, Jeane
Haddad, Lenira
Folque, M. A.
Keywords: Educação Infantil
Património
cidade
infância
Issue Date: 2021
Citation: Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2021). Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil, Revista de Educação Pública, 30, 1-21.
Abstract: O artigo apresenta parte de uma pesquisa que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, cidade e patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas. A análise decorre da pesquisa de cunho etnográfico realizada em Penedo, AL, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas da cidade, mobilizadas por diversos motivos. Cinco episódios que dimensionam a força da cultura local são considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças rompendo com a distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32277
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Amaral Haddad e Folque 2021 12321-Texto do Artigo-51618-1-10-20210901.pdf154.96 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois