|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32272
|
Title: | Conectando com a natureza – a urgência de práticas de educação ambiental significativas na educação de infância |
Authors: | Rasteiro, Ana Valente, Mariana Folque, M. A. |
Editors: | Cavaco, C. Costa, F. A. Marques, J. Viana, J. Marreiros, R. Faria, A. R. |
Keywords: | Mundo Natural Sustentabilidade na Educação de Infância Vozes das Crianças |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | AFIRSE Portugal |
Citation: | · Rasteiro, A., Valente, M. & Folque, M. A. (2022). Conectando com a natureza – a urgência de práticas de educação ambiental significativas na educação de infância. In C. Cavaco, F. A. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A. R. Faria (Orgs.) Educação e Idades da vida: Problemáticas de investigação e desafios na sociedade contemporânea (pp.531- 538). AFIRSE Portugal. |
Abstract: | Vivemos numa sociedade em que se perderam, em grande parte, as conexões com o mundo natural. É
nosso pressuposto que estas conexões são os primeiros passos para uma educação ambiental transformadora de
visões do mundo e de modos de vida, com efeitos na vida social e cultural. A educação de infância tem aí um valioso
pressuposto na valorização da educação para a sustentabilidade.
Esta comunicação visa apresentar e discutir o quadro conceptual e o design de um projeto de investigação inovador
de produção de conhecimento pedagógico em diálogo e colaboração entre profissionais de educação e profissionais
de diversas áreas de conhecimento, procurando a produção de valores e de atitudes, nas crianças e em todos os
participantes, na vivência direta com o mundo natural.
Procuramos também, levar os participantes a refletir acerca da importância de uma metodologia de trabalho
cooperativo contributiva para o desenvolvimento de uma educação transformadora, promotora de interações entre
humanos e não humanos e promotora de compreensão e de desenvolvimento do sentido de pertença das crianças ao
mundo que as rodeia, conduzindo, assim, à formação de sujeitos ecológicos, participantes ativos e catalisadores de
mudança nos olhares e nas ações sobre o Mundo.
Neste sentido, o projeto de investigação que se discute tem como objetivo central compreender de que forma as
experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais,
ressignificadas através de diversas linguagens, são vividas e percebidas pelas crianças.
Recorremos aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que consideramos
mobilizadores para o pensamento do trabalho cooperativo e para o desenvolvimento de estratégias de educação
ambiental, a desenvolver no contexto da educação infância.
A potencialidade destes conceitos em contextos educativos será discutida nesta intervenção, para além da
apresentação do projeto, dos métodos de trabalho e de investigação, com especial incidência na escuta das crianças. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32272 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|