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http://hdl.handle.net/10174/32223
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Title: | Capacitação do cuidador informal da pessoa em processo de reabilitação com compromisso do autocuidado |
Authors: | Fialho, Joana Margarida da Silva Xavier |
Advisors: | Sousa, Luís Manuel Mota |
Keywords: | Enfermagem de Reabilitação Processo de Reabilitação Capacitação Cuidador Informal Autocuidado Rehabilitation Nursing Rehabilitation Process Empowerment Informal Caregiver Self-Care |
Issue Date: | 25-May-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Enquadramento: O crescente envelhecimento da população e o consequente aumento de doenças crónicas resulta numa quantidade significativa de pessoas dependentes com compromisso do autocuidado. Estes fatores obrigam à necessidade de prestação de cuidados informais no domicílio e o aparecimento de cada vez mais cuidadores informais (CI). A satisfação das necessidades de aprendizagem do CI, relacionadas com o autocuidado, são determinantes para a qualidade e segurança dos cuidados prestados, assim como para as consequências negativas associadas ao processo de cuidar. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) tem um papel preponderante na formulação de intervenções facilitadoras do processo de transição, capacitando e empoderando o cuidador informal.
Objetivo: Avaliar a efetividade das intervenções do EEER na capacitação do CI de pessoas com deficiência, limitação da atividade e/ou restrição da participação com compromisso do autocuidado em contexto de internamento na Unidade de Hospitalização Domiciliária.
Metodologia: Foi utilizada a metodologia de estudo de casos múltiplos com o objetivo de análise e reflexão dos dados obtidos na aplicação do projeto de intervenção de Enfermagem de Reabilitação. A amostra foi selecionada recorrendo a critérios de seleção específicos e mediante as admissões na Unidade de Hospitalização Domiciliária onde decorreu a execução do referido projeto. Os referenciais teóricos utilizados como orientação em todo o processo foram a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem e a Teoria das Transições de Afaf. Meleis. A metodologia utilizada no capítulo referente à aquisição de competências foi a metodologia reflexiva.
Resultados: Decorrente da implementação do Projeto de Intervenção, foram demonstrados ganhos em saúde ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação, ganhos em conhecimento, na sobrecarga do CI de pessoas com deficiência, limitação da atividade e/ou restrição da participação com compromisso do autocuidado e na satisfação deste, relativa ao programa de intervenção implementado pelo EEER. Os Ensinos Clínicos e a elaboração do presente relatório possibilitaram o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista, competências específicas do EEER e competências de Mestre em Enfermagem.
Conclusão: A intervenção do EEER na capacitação do CI de pessoas com deficiência, limitação da atividade e/ou restrição da participação com compromisso do autocuidado revelou-se efetiva; ABSTRACT:
Empowering the Informal Caregiver of the Person Undergoing Rehabilitation with a Commitment to Self-care
Background: The increasing aging of the population and the consequent increase in chronic diseases result in a significant number of dependent people with self-care commitment. These factors force the need for informal care provision at home and the emergence of more and more informal caregivers (IC). The satisfaction of the IC's learning needs related to self-care is determinant to the quality and safety of the care provided, as well as to the negative consequences associated with the care process. The Nurse Specialist in Rehabilitation Nursing (NSRN) plays a leading role in the formulation of interventions that facilitate the transition process, empowering and empowering the informal caregiver.
Objective: To assess the effectiveness of the NSRN interventions in empowering the IC of people with disabilities, activity limitation and/or participation restriction with self-care commitment in the context of hospitalization at the Home Hospitalization Unit.
Methodology: A multiple case study methodology was used with the purpose of analyzing and reflecting on the data obtained during the implementation of the Rehabilitation Nursing intervention project. The sample was selected based on specific selection criteria and on the admissions to the Home Hospitalization Unit where the project was carried out. The theoretical frameworks used to guide the whole process were Dorothea Orem's Theory of Self-Care and Afaf. Meleis’ Transitions Theory. The methodology used in the chapter referring to the acquisition of skills was the reflective methodology.
Results: Resulting from the implementation of the Intervention Project, gains in health gains sensitive to Rehabilitation Nursing care, gains in knowledge, in the IC burden of people with disabilities, activity limitation and/or participation restriction with self-care commitment and in the satisfaction of this, relative to the intervention program implemented by the NSRN, were demonstrated. The Clinical Teaching and the preparation of this report allowed for the development of common competencies of the specialist nurse, specific competencies of the NSRN and competencies of the Master in Nursing.
Conclusion: The NSRN's intervention in empowering the IC of people with disabilities, activity limitation and/or participation restriction with self-care commitment proved to be effective. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32223 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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