Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32142

Title: Universidades de Desenvolvimento Local: discussão em torno dos efeitos das instituições de ensino superior nas cidades
Authors: Rego, Conceição
Freire, Maria
Ramos, Isabel Joaquina
Lucas, Maria Raquel
Editors: Alves, Lucir Reinaldo
Mattei, Tatiane Salete
Santos Silva, Cínthia
Keywords: instituições de ensino superior
cidades
impactes locais
desenvolvimento local
Issue Date: 2022
Publisher: Toledo, PR: Núcleo de Desenvolvimento Regional
Citation: Rego, C., Freire, M., Ramos, I.J., Lucas, M.R. (2022). Universidades e Desenvolvimento Local: discussão em torno dos efeitos das instituições de ensino superior nas cidades. In (Org.) Lucir Reinaldo Alves, Tatiane Salete Mattei e Cínthia Santos Silva, Economia e Desenvolvimento Local. Toledo, PR: Núcleo de Desenvolvimento Regional; ISBN: 978-65-00-44814-6. pp. 38-48.
Abstract: As Instituições de Ensino Superior (IES) estão entre os elementos estruturantes que, em geral, integram as cidades e as identificam. A percepção da identificação da cidade pela sua IES é, naturalmente, tanto mais forte quanto menor for a dimensão da cidade: em cidades de média dimensão1 as IES são frequentemente um importante elemento “motor” enquanto em cidades maiores o seu efeito é mais difuso. Em todas as cidades a presença das IES produz efeitos de natureza muito variada. As IES centram as respetivas atividades em torno da produção e difusão do conhecimento por via das funções de ensino, investigação e extensão. Os estudos dos efeitos locais e regionais das IES são maioritariamente os que identificam, de modo bastante detalhado, os efeitos econômicos e financeiros bem como os impactos que se produzem no conhecimento, na transmissão de informação e na construção de ambientes econômicos mais robustos e competitivos, nos diversos países e regiões. Até agora tem sido dada muito menor relevância aos estudos acerca dos efeitos, decorrentes da presença de IES, na qualidade do espaço e ambiente urbano como um todo, incluindo aqui as dimensões estética, sociocultural, ecológica e funcional, ou seja, considerando globalmente as múltiplas vertentes que contribuem para a qualidade de vida nas cidades. Não obstante, esta vertente da análise dos impactos locais das IES apresenta aspetos muito relevantes na medida em que o funcionamento quotidiano das IES, e dos seus membros, interage com os ritmos e os modos de vida das cidades, promovendo a criação de benefícios, mas também a emergência de conflitos que importam conhecer. As IES contribuem de formas bastantes variadas para a alteração do espaço e ambiente urbano dos locais onde estão localizadas, sendo muitas destas alterações, decorrentes da sua presença, apenas perceptíveis a longo prazo. Após esta introdução, este capítulo organiza-se numa seção que discute as relações das IES no espaço urbano através da influência na qualidade do espaço construído e não construído, bem como nas atividades desenvolvidas. Depois disso, uma segunda seção aborda a relação das IES com diversas vertentes no âmbito do desenvolvimento social e comunitário (por exemplo, espaços patrimoniais, desenvolvimento de serviços comuns, de áreas comerciais, culturais e desportivas e promoção do potencial turístico). O texto termina com uma breve seção de notas finais.
URI: https://www.unioeste.br/portal/nucleos-toledo/ndr
http://hdl.handle.net/10174/32142
ISBN: 978-65-00-44814-6
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
PAO - Publicações - Capítulos de Livros
CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros
CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro Economia e Desenvolvimento Local NDR[1].pdf3.59 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois