Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32060

Title: Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
Authors: Coppi, Marcelo
Fialho, Isabel
Cid, Marília
Editors: Boavida, Ana Maria
et al.
Keywords: Literacia científica
avaliação
instrumentos
revisão sistemática de literatura
Issue Date: 2021
Publisher: Instituto Politécnico de Setúbal
Citation: Coppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2021). Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura. In A. M. Boavida et al. (Orgs). Atas do Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais (pp. 48-55). Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal. [ISBN: 978-989-53236-1-6]
Abstract: O estudo teve por objetivo analisar instrumentos de avaliação da literacia científica, nesse sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre os instrumentos e métodos de avaliação da literacia científica. A pesquisa bibliográfica foi limitada às bases de dados B-On, SciELO, Google Académico e RCAAP. Os critérios de seleção incluíram artigos publicados entre 1990 e 2020, em português, inglês ou espanhol, que desenvolveram e utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica em geral, ou que possibilitaram esse tipo de análise. Foram excluídos os artigos que não abordaram a literacia científica no título ou no resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação da literacia científica, não avaliaram a literacia científica de alunos, artigos duplicados, revisões, estudos de casos e artigos que avaliaram conteúdos específicos de disciplinas científicas. Os resultados da revisão sistemática de literatura identificaram a existência de 13 instrumentos de avaliação da literacia científica, sendo o Test of Basic Scientific Literacy e o Test of Scientific Literacy Skills, assim como as suas respetivas versões, os instrumentos mais adotados pelas 43 produções identificadas. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil, Indonésia e Estados Unidos, predominando as pesquisas nos Ensinos Secundário e Superior. Os alunos do Ensino Superior foram os que obtiveram melhor desempenho nas avaliações. As dimensões de literacia científica mais avaliadas foram as diferentes competências de literacia científica. A classificação da literacia realizou-se por meio das frequências descritivas de resposta aos itens, não havendo uma padronização nos processos de categorização dos resultados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32060
ISBN: 978-989-53236-1-6
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2021. LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_Avaliação da literacia científica. revisão sistemática de literatura (48-55).pdf330.62 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois