|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32060
|
Title: | Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura |
Authors: | Coppi, Marcelo Fialho, Isabel Cid, Marília |
Editors: | Boavida, Ana Maria et al. |
Keywords: | Literacia científica avaliação instrumentos revisão sistemática de literatura |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Setúbal |
Citation: | Coppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2021). Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura. In A. M. Boavida et al. (Orgs). Atas do Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais (pp. 48-55). Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal. [ISBN: 978-989-53236-1-6] |
Abstract: | O estudo teve por objetivo analisar instrumentos de avaliação da literacia científica, nesse sentido, foi
realizada uma revisão sistemática de literatura sobre os instrumentos e métodos de avaliação da literacia
científica. A pesquisa bibliográfica foi limitada às bases de dados B-On, SciELO, Google Académico e RCAAP.
Os critérios de seleção incluíram artigos publicados entre 1990 e 2020, em português, inglês ou espanhol,
que desenvolveram e utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica em geral, ou que
possibilitaram esse tipo de análise. Foram excluídos os artigos que não abordaram a literacia científica no
título ou no resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação da literacia científica, não
avaliaram a literacia científica de alunos, artigos duplicados, revisões, estudos de casos e artigos que
avaliaram conteúdos específicos de disciplinas científicas. Os resultados da revisão sistemática de literatura
identificaram a existência de 13 instrumentos de avaliação da literacia científica, sendo o Test of Basic
Scientific Literacy e o Test of Scientific Literacy Skills, assim como as suas respetivas versões, os
instrumentos mais adotados pelas 43 produções identificadas. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil,
Indonésia e Estados Unidos, predominando as pesquisas nos Ensinos Secundário e Superior. Os alunos do
Ensino Superior foram os que obtiveram melhor desempenho nas avaliações. As dimensões de literacia
científica mais avaliadas foram as diferentes competências de literacia científica. A classificação da literacia
realizou-se por meio das frequências descritivas de resposta aos itens, não havendo uma padronização nos
processos de categorização dos resultados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32060 |
ISBN: | 978-989-53236-1-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|