|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32059
|
Title: | Literacia científica de alunos portugueses no final do terceiro ciclo do ensino básico: desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação |
Authors: | Coppi, Marcelo Fialho, Isabel Cid, Marília |
Editors: | Sebastião, Luis Rebelo, Hugo |
Keywords: | literacia científica instrumento de avaliação terceiro ciclo do ensino básico |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | CIEP-UE |
Citation: | Coppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2020). Literacia científica de alunos portugueses no final do terceiro ciclo do ensino básico: desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação. In L. Sebastião & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 45-55). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN: 978-972-778-166-9] |
Abstract: | O termo literacia científica surgiu na década de 1950, passando a ser estudado de forma mais concreta a partir de 1980. Ainda que seja um termo polissêmico, neste trabalho é definido como a compreensão do empreendimento científico e a utilização consciente dos conhecimentos científicos e tecnológicos para a resolução de problemas e explicação de fenómenos naturais do cotidiano, assim como para a participação ativa em debates de assuntos científicos que envolvem a sociedade, permitindo ao indivíduo atuar como cidadão. Esta definição baseia-se em três dimensões: a natureza da ciência, o conteúdo da ciência e o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Diversos instrumentos de avaliação foram elaborados a partir deste estudo. No entanto, poucos avaliam estas três dimensões em conjunto. Além disso, raros são aqueles desenvolvidos para o 3. ° ciclo do ensino básico, que representa uma etapa fundamental para a literacia científica dos alunos do ensino básico em Portugal. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é desenvolver e validar um instrumento de avaliação da literacia científica, nas suas três dimensões, dos alunos que concluem este ciclo de ensino. A fim de que este seja aplicado no contexto português, os itens foram elaborados com base nas Orientações Curriculares e nas Aprendizagens Essenciais da área das Ciências Físicas e Naturais do 3. ° ciclo do ensino básico. Levando em consideração a quantidade de competências presentes nestes documentos e, a fim de garantir que todos estes itens possam ser avaliados no tempo disponível de uma aula de 60 minutos, optou-se pelo formato de item verdadeiro-falso, o qual é capaz de avaliar diferentes processos cognitivos e permitir a cobertura de uma maior quantidade de competências. O instrumento será validado por meio da coleta de evidências de validade baseadas no conteúdo, realizada mediante a análise dos itens por um painel de especialistas da área das Ciências Físicas e Naturais, os quais forneceram um parecer através do preenchimento de um formulário de revisão da qualidade dos itens e pela recolha de evidências de validade baseadas no construto, a qual será feita após os testes piloto e final, por meio dos cálculos dos índices de dificuldade dos itens e pelo cálculo da consistência interna do teste. Pretende-se que o instrumento possa fornecer indicadores capazes de auxiliar a monitorização do progresso da educação científica do 3.º ciclo a níveis regional e nacional. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32059 |
ISBN: | 978-972-778-167-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|