Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32057

Title: Fundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior
Authors: Fialho, Isabel
Cid, Marília
Editors: Nobre, Ana
Mouraz, Ana
Duarte, Marina
Keywords: Avaliação pedagógica
Investigação-ação
Digital
Ensino superior
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Aberta
Citation: Fialho, I., & Cid, M. (2021). Fundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior. Um processo formativo sustentado na investigação-ação em contexto digital. In A. Nobre, A. Mouraz & M. Duarte (Eds.), Portas que o digital abriu na Investigação em Educação (pp. 151-173). Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.8
Abstract: A pandemia provocada pela Covid-19 impactou a educação em todos os níveis de ensino, levando as instituições, os docentes e os alunos a responder rapidamente a uma mudança inesperada do ensino presencial para o ensino online. A transição “forçada”, de um regime para outro, criou desafios e gerou algumas tensões ao nível do ensino, da aprendizagem e da avaliação. Neste texto partilhamos uma experiência do tipo investigação-ação, que decorreu numa instituição pública de ensino superior, no âmbito de um curso de formação pedagógica “Fundamentar e Melhorar a Avaliação Pedagógica no Ensino Superior”, criado com o propósito de disponibilizar ferramentas que possam contribuir para a melhoria do processo pedagógico, particularmente no que se refere à avaliação. Para além da teorização que fundamenta a importância da formação pedagógica no ensino superior e a investigação-ação, fazemos a descrição e a avaliação do mesmo tendo por base um questionário para identificação de conceções e práticas de avaliação, o qual foi aplicado antes e depois da formação. A formação contou com sessões síncronas (na plataforma Zoom) e assíncronas (na plataforma Moodle) apoiadas em tarefas de ensino, avaliação e aprendizagem. As questões que orientaram este estudo são as seguintes: Quais os efeitos da investigação-ação, em ambiente digital, nas conceções de avaliação de um grupo de professores? Pode o ambiente digital ser facilitador de avaliação pedagógica com propósitos formativos?
URI: http://hdl.handle.net/10174/32057
ISBN: 978-972-674-904-2
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2021. cap - Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp.151-173).pdf859.34 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois