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http://hdl.handle.net/10174/32056
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Title: | Práticas de avaliação formativa e feedback, no ensino superior |
Authors: | Fialho, Isabel Chaleta, Elisa Borralho, António |
Editors: | Cid, Marília Rajadell-Puiggròs, Núria Santos Costa, Graça |
Keywords: | avaliação formativa feedback ensino superior revisão sistemática |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | CIEP-UE |
Citation: | Fialho, I., Chaleta. E., & Borralho, A. (2020). Práticas de avaliação formativa e feedback, no ensino superior. In M. Cid, N. Rajadell Puiggròs & G. Santos Costa (Coords.), Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: perspetivas internacionais (pp. 65-92). CIEP-UE. [ISBN: 978-972-778-165-2] |
Abstract: | Desde a década de 1990 que a investigação no âmbito da avaliação pedagógica, entendida como todo o tipo de avaliação que ocorre na sala de aula sob a responsabilidade de professor e alunos, tem acumulado estudos, experiências e evidências que apontam para a necessidade de privilegiar estratégias de avaliação que ajudem os alunos a aprender em vez de simplesmente classificar as suas aprendizagens e que é a avaliação formativa a que tem efeitos mais positivos nas aprendizagens (Biggs, 2005; Black & William, 1998a; Fernandes, 2004; Gibbs, 2003; Hadji, 1994; Santos-Guerra, 1993; Torrance, 1994). Este é o “tempo da avaliação” que veio responder à “necessidade de se desenvolver uma teoria da avaliação que rompesse com os fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos de um paradigma que até então vinha sustentando uma avaliação intrinsecamente associada à produção de medidas e de classificações” (Fernandes, 2019, p. 141). Neste texto apresentamos parte de uma revisão sistemática da literatura, em curso, realizada em revistas científicas publicadas em Portugal e no estrangeiro, tendo como objeto de estudo as práticas de avaliação formativa e o feedback no ensino superior. O texto organiza-se em três segmentos principais: o primeiro corresponde a uma breve fundamentação teórica dos conceitos de avaliação formativa e de feedback; o segundo segmento incide na descrição do estudo com referência aos procedimentos metodológicos seguidos; o terceiro segmento contempla os principais resultados extraídos da RSL. Terminamos com algumas reflexões e desafios. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32056 |
ISBN: | 978-972-778-165-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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