|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32055
|
Title: | Aprender a ser educadora de infância: uma experiência (trans)formadora em ambiente digital. |
Authors: | Fialho, Isabel José Bento, Inês Ramos, José Luís |
Editors: | Royer, Márcia Regina |
Keywords: | formação inicial educadores digital vídeo Prática de Ensino Supervisionada |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Pimenta Cultural (Brasil) |
Citation: | Fialho, I., Bento, I., & Ramos, J. L. (2021). Aprender a ser educadora de infância: uma experiência (trans)formadora em ambiente digital. In M. R. Royer (Org.). Ensino e Educação em Diferentes Contextos (pp. 91-107). Pimenta Cultural (Brasil) DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.572.90-107 |
Abstract: | A pandemia da Covid-19 afetou os sistemas educativos em todo
o mundo. Em Portugal, a declaração do estado de emergência, em
18 de março de 2020, levou ao encerramento generalizado de todos
os estabelecimentos de ensino, dos jardins de infância às instituições
de ensino superior, por tempo indeterminado. É neste enquadramento
que os recursos digitais surgem como a solução para garantir o percurso
formativo dos estudantes, minimizando os efeitos da interrupção
das atividades de ensino presencial e oferecendo a possibilidade de
estes poderem continuar a frequentar as aulas, a aprender e a interagir
com os colegas e professores, num espaço virtual, em segurança.
Mas, os sistemas educativos desempenham uma função social
e é imprescindível que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades
de aprendizagem e de satisfação das suas aspirações. Assim,
neste contexto formativo atípico, surgiu mais um desafio, o de criar
as condições para que os estudantes que se encontravam a realizar
a Prática de Ensino Supervisionada (PES) pudessem concluir a sua
formação em contexto de prática (virtual).
Este texto tem como objeto de estudo a PES e fala-nos
destes desafios e do modo como esse período foi vivenciado por
uma estudante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do
1.º ciclo do Ensino Básico, de uma Instituição de Ensino Superior
pública. As tecnologias digitais foram o suporte do trabalho em
tempos de pandemia, a plataforma Zoom em sessões síncronas e
as plataformas Moodle e Iris Connect7, em atividades de naturezaassíncrona. Na interação com as crianças e as famílias, foi adotado
o vídeo como recurso, frequentemente embebido em plataformas
sociais como o Facebook e o WhatsApp. São experiências contadas
na primeira pessoa que põem em relevo o potencial de recursos
digitais que em conjunto fomos “obrigados” a mobilizar, na formação
inicial de professores/educadores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32055 |
ISBN: | 978-65-5939-357-2 (eBook) |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|