Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32053

Title: A colaboração entre professores, em tempos de mudança – Um estudo de caso no Alentejo
Authors: Guia, Fernanda
Fialho, Isabel
Editors: Araújo e Sá, Maria Helena
Morgado, Lina
Keywords: Trabalho colaborativo
prática pedagógica
interdisciplinaridade
ciências
3.º ciclo
Issue Date: 2022
Publisher: UA Editora
Citation: Guia, F., & Fialho, I. (2022). A colaboração entre professores, em tempos de mudança – Um estudo de caso no Alentejo. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado (Orgs). Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores (pp. 1091-1101). UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/tr7a-j538
Abstract: A presente comunicação surge no âmbito de uma Tese integrada no programa de Doutoramento em Ciências da Educação. Os referentes enquadradores da política educativa apontam para a necessidade de se promover nos alunos as áreas de competências do pensamento crítico e do raciocínio e resolução de problemas, essenciais ao exercício de uma cidadania interveniente e informada, bem como para a valorização de perspetivas incentivadoras do trabalho colaborativo entre os professores, ao nível do planeamento, implementação de práticas e avaliação. Compreender a contribuição do trabalho colaborativo entre professores na melhoria das suas práticas pedagógicas e nas aprendizagens dos alunos, através dos Domínios de Autonomia Curricular, nas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, é o objetivo geral desta investigação. Com o intuito de responder ao objetivo traçado, esta investigação insere-se num paradigma interpretativo que, segundo (Erickson, 1986, p.119) “coloca o interesse central no significado humano da vida social e na sua elucidação e exposição por parte do investigador”. A presente investigação conduz-nos a uma abordagem mista (quantitativa/qualitativa), uma vez que, de acordo com Guba e Lincoln (1998), tanto os métodos quantitativos como os métodos qualitativos podem ser apropriadamente usados em qualquer paradigma. Quanto à modalidade de investigação, será um estudo de caso sem intervenção do investigador. “Delimitar o caso” é para Yin (2010) uma etapa essencial no estudo. Assim, afigura-se como critério de seleção do caso, duas professoras que lecionam Ciências Naturais e Físico-Química, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, num Território Educativo de Intervenção Prioritária, no Alentejo e que aderiu à experiência de Autonomia e Flexibilidade Curricular. No atinente a técnicas de recolha de dados, prevê-se a análise documental; a realização de entrevistas semiestruturadas; a observação de aulas e a construção de um instrumento para avaliação dos Domínios de Autonomia Curricular. As fontes de recolha de informação possibilitam a triangulação dos dados, com o intuito de procurar o que há de significativo e relevante de acordo com o objetivo da nossa pesquisa. Acreditamos que o princípio da responsabilidade social começa na educação e, ao mesmo tempo, esperamos que esta comunicação enforme um momento de partilha de um percurso investigativo também ele assente em trabalho colaborativo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32053
ISBN: 978-972-789-731-5
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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