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http://hdl.handle.net/10174/32052
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Title: | Avaliação Interdisciplinar no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular - Mito ou Realidade? |
Authors: | Zacarias, Carlos Fialho, Isabel Cid, Marília |
Editors: | Araújo e Sá, Maria Helena Morgado, Lina |
Keywords: | Avaliação Pedagógica Interdisciplinaridade Educação Autonomia e Flexibilidade Curricular Aprendizagem |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UA Editora |
Citation: | Zacarias, C., Fialho, I., & Cid, M. (2022). Avaliação Interdisciplinar no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular - Mito ou Realidade? In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado (Orgs). Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores (pp. 195-204). UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 |
Abstract: | A educação está a mudar e as escolas estão a adaptar-se ao novo
paradigma previsto na atual legislação, que é complementada pelo
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins et
al., 2017), pelas Aprendizagens Essenciais e pelos novos currículos.
Um dos aspetos mais importantes no processo de ensino e
aprendizagem é a avaliação que também é um dos mais complexos
dada a dificuldade em implementar uma via mais formativa, onde
“o currículo e a avaliação deixam de ser vistos como processos
separados e esta passa a estar ao serviço da aprendizagem dos
alunos” (Cid & Fialho, 2011, p. 110). A mais recente redação legislativa
recomenda que a educação traduza uma visão interdisciplinar
do currículo e refere, também, a utilização sistemática da
modalidade de avaliação formativa que, pelo caráter regulador,
fomenta a melhoria das aprendizagens. Assim, ligando esses dois
conceitos deparamo-nos com o que se pode designar por “avaliação
interdisciplinar”. Se planificar e lecionar interdisciplinarmente não é fácil, avaliar de forma interdisciplinar também é complexo,
pois “os critérios de avaliação são uma construção social que se
baseia na análise cuidada de diferentes elementos do currículo
(…) para o adequar ao (…) projeto educativo” (Fernandes, 2020, p.
13). Esta investigação de doutoramento fruto de uma inquietação
pessoal, mas também da motivação dada pela vontade de tentar
responder a questões colocadas pela generalidade dos docentes,
procura saber como estão as escolas a avaliar as aprendizagens
dos alunos em contextos de trabalho interdisciplinar. Pretende-se,
assim, estudar quatro escolas com diferentes fases de integração
na Autonomia e Flexibilidade Curricular, para tentar perceber se
há trabalho interdisciplinar e como está a ser feita a avaliação
pedagógica desse trabalho dos alunos. Para esta temática, de
acordo com o objetivo da investigação, o paradigma escolhido é
o interpretativo, a abordagem é qualitativa e a modalidade é a de
estudos de caso múltiplos porque esta “permite compreender e
contrastar muitos aspectos dos fenómenos” (Ponte, 2006, p.16).
A interdisciplinaridade dá azo a trabalho colaborativo, isto é,
“articulado e pensado em conjunto” (Roldão, 2007, p.27) e nesta
investigação, que tem em comum, com outra tese do Programa
de Doutoramento, a temática da colaboração docente, procurou-se
algum isomorfismo de processos, desenvolvendo uma experiência
de colaboração, concretizada em algumas das etapas do estudo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32052 |
ISBN: | 978-972-789-731-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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