Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32050

Title: Recolha de evidências de validade na construção de um instrumento de avaliação da literacia científica
Authors: Coppi, Marcelo
Fialho, Isabel
Cid, Marília
Editors: Araújo e Sá, Maria Helena
Morgado, Lina
Keywords: literacia científica
avaliação
instrumentos
validade de conteúdo
evidências de validade de conteúdo
Issue Date: 2022
Publisher: UA Editora
Citation: Coppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2022). Recolha de evidências de validade na construção de um instrumento de avaliação da literacia científica. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado (Orgs). Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores (pp. 513-525). UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/tr7a-j538
Abstract: A literacia científica é o principal objetivo do ensino de ciências. Entretanto, raros são os instrumentos que apresentam evidências de validade e sejam capazes de avaliar, em conjunto, as dimensões da natureza da ciência, do conhecimento do conteúdo da ciência e do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, principalmente no 3.° ciclo do ensino básico. A validade é principal indicador de qualidade técnica de um instrumento de avaliação e reflete o grau em que cada evidência e a teoria suportam a precisão das interpretações dos resultados dos testes para os usos propostos. Este estudo tem como objetivo a recolha de evidências de validade baseadas no conteúdo, utilizada para a elaboração de um instrumento piloto de avaliação da literacia científica de alunos no final do 3.° ciclo do Ensino Básico. A recolha das evidências de validade foi realizada em seis etapas: 1) definição dos domínios cognitivos, os quais foram estabelecidos a partir da taxonomia atualizada de Bloom, selecionando três deles: compreender, analisar e avaliar problemas e situações cotidianas que envolvem o conhecimento nas ciências físicas e naturais; 2) definição do universo do conteúdo, que foi determinado com base na análise dos documentos curriculares da área das ciências físicas e naturais vigentes em Portugal, em consonância com os benchmarks for science literacy; 3) definição da representatividade do conteúdo, estabelecida por meio da análise de similaridade dos conteúdos entre os documentos supracitados; 4) elaboração da tabela de especificação, etapa em que se atribuiu a correspondência entre os conteúdos selecionados e os domínios cognitivos estipulados; 5) construção do instrumento, a qual compreendeu as decisões sobre o formato, a configuração e as diretrizes técnicas de construção de itens; e 6) análise teórica dos itens, realizada por um painel de especialistas, responsável por analisar as diversas características dos itens e, consequentemente, a determinação do grau de concordância entre as análises, recorrendo ao índice de validade de conteúdo. Como resultado, foram selecionados para compor o instrumento piloto 35 itens, no formato “verdadeiro-falso-não sei”, que avaliam os domínios cognitivos de compreender, analisar e avaliar competências de literacia científica presentes nos principais documentos curriculares portugueses vigentes das Ciências Físicas e Naturais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32050
ISBN: 978-972-789-731-5
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2022. V ENJIE_Livro de Atas_RECOLHA DE EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE... Coppi (513-525).pdf288.93 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois