|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32050
|
Title: | Recolha de evidências de validade na construção de um instrumento de avaliação da literacia científica |
Authors: | Coppi, Marcelo Fialho, Isabel Cid, Marília |
Editors: | Araújo e Sá, Maria Helena Morgado, Lina |
Keywords: | literacia científica avaliação instrumentos validade de conteúdo evidências de validade de conteúdo |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UA Editora |
Citation: | Coppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2022). Recolha de evidências de validade na construção de um instrumento de avaliação da literacia científica. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado (Orgs). Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores (pp. 513-525). UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 |
Abstract: | A literacia científica é o principal objetivo do ensino de ciências.
Entretanto, raros são os instrumentos que apresentam evidências
de validade e sejam capazes de avaliar, em conjunto, as dimensões
da natureza da ciência, do conhecimento do conteúdo da ciência e
do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, principalmente
no 3.° ciclo do ensino básico. A validade é principal indicador
de qualidade técnica de um instrumento de avaliação e reflete o
grau em que cada evidência e a teoria suportam a precisão das
interpretações dos resultados dos testes para os usos propostos.
Este estudo tem como objetivo a recolha de evidências de validade
baseadas no conteúdo, utilizada para a elaboração de um
instrumento piloto de avaliação da literacia científica de alunos no
final do 3.° ciclo do Ensino Básico. A recolha das evidências de validade
foi realizada em seis etapas: 1) definição dos domínios cognitivos,
os quais foram estabelecidos a partir da taxonomia atualizada de Bloom, selecionando três deles: compreender, analisar e avaliar
problemas e situações cotidianas que envolvem o conhecimento
nas ciências físicas e naturais; 2) definição do universo do conteúdo,
que foi determinado com base na análise dos documentos
curriculares da área das ciências físicas e naturais vigentes em
Portugal, em consonância com os benchmarks for science literacy;
3) definição da representatividade do conteúdo, estabelecida por
meio da análise de similaridade dos conteúdos entre os documentos
supracitados; 4) elaboração da tabela de especificação,
etapa em que se atribuiu a correspondência entre os conteúdos
selecionados e os domínios cognitivos estipulados; 5) construção
do instrumento, a qual compreendeu as decisões sobre o formato,
a configuração e as diretrizes técnicas de construção de itens; e 6)
análise teórica dos itens, realizada por um painel de especialistas,
responsável por analisar as diversas características dos itens e,
consequentemente, a determinação do grau de concordância entre
as análises, recorrendo ao índice de validade de conteúdo. Como
resultado, foram selecionados para compor o instrumento piloto 35
itens, no formato “verdadeiro-falso-não sei”, que avaliam os domínios
cognitivos de compreender, analisar e avaliar competências de
literacia científica presentes nos principais documentos curriculares
portugueses vigentes das Ciências Físicas e Naturais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32050 |
ISBN: | 978-972-789-731-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|