|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32046
|
Title: | Supervisão da prática letiva. Percursos de formação colaborativa |
Authors: | Fialho, Isabel |
Editors: | Barreira, Carlos Oliveira, Isolina |
Keywords: | prática letiva supervisão reflexão colaboração desenvolvimento profissional |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | E@D, Universidade Aberta |
Citation: | Fialho, I. (2021). Supervisão da prática letiva. Percursos de formação colaborativa. In C. Barreira, & I. Oliveira (Eds.). Supervisão e desenvolvimento profissional docente (pp.21-30). LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadf.2021.2 |
Abstract: | No atual contexto escolar, a valorização do trabalho colaborativo e a supervisão
da prática letiva são uma exigência e um imperativo de uma ação profissional consciente
e ponderada. A este imperativo adita-se o desafio de romper preconceitos e quebrar
com a cultura docente, fortemente marcada pelo isolamento e o individualismo, criando
oportunidades de desenvolvimento profissional, em que o conhecimento e o saber-fazer
possam ser partilhados numa construção coletiva de significados, em função das
experiências profissionais de cada docente. Assumir a supervisão como uma estratégia
de formação significa reconhecer as potencialidades da colaboração no desenvolvimento
profissional, a capacidade de passar de uma cultura do “eu” para uma cultura do “nós”.
É neste enquadramento que temos vindo a desenvolver, em diversas escolas, algumas
experiências de supervisão colaborativa, apoiada nas três etapas do modelo clínico (préobservação,
observação e pós-observação) e em alguns pressupostos como o respeito
pelos interesses e necessidades de cada professor, a confiança e o caráter voluntário.
Neste texto partimos de uma reflexão sobre o papel da supervisão na escola do século
XXI, invocando o trabalho colaborativo e a necessidade de mudança na cultura docente.
Partilhamos a conceção de supervisão colaborativa que nos move e o modo como tem
sido operacionalizada nas escolas, com quem temos vindo a trabalhar, recorrendo a
testemunhos de quem viveu, na primeira pessoa, a experiência da supervisão
colaborativa, na modalidade interpares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32046 |
ISBN: | 978-972-674-906-6 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|