Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32039
|
Title: | Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas |
Authors: | Correia, Sónia Cid, Marília |
Keywords: | avaliação das aprendizagens avaliação para as aprendizagens práticas avaliativas perceções |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Brasileira de Educação |
Citation: | Correia, S. & Cid, M. (2021). Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas. Revista Brasileira de Educação, 26, 1-21. |
Abstract: | A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32039 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|