Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31811
|
Title: | Nos pregões da fama: «ouvir» os bandos a partir dos relatos históricos luso brasileiros (sécs. XVIII e XIX) |
Authors: | DE PAULA, RODRIGO |
Editors: | Lessa, Elisa Moreira, Pedro De Paula, Rodrigo |
Keywords: | Paisagem Sonora Histórica Bandos Pregões Sonoridade Ritual |
Issue Date: | Oct-2020 |
Publisher: | Centro de Estudos Humanísticos - Universidade do Minho |
Citation: | Rodrigo Teodoro DE PAULA, Nos pregões da fama: «ouvir» os bandos a partir dos relatos históricos luso brasileiros (sécs. XVIII e XIX), in Ouvir e escrever as Paisagens Sonoras: abordagens teóricas e (multi)disciplinares, ed. Elisa Lessa; Pedro Moreira, Rodrigo Teodoro de Paula, (Braga: Centro de Estudos Humanísticos / Universidade do Minho, 2020), pp.87-104. ISBN 978-972-8063-68-9. |
Abstract: | De entre os atos públicos ritualizados utilizados pelos Senados das Câmaras,
durante o período moderno – inclusivamente nos domínios ultramarinos –, o
bando ou pregão configura-se como um instrumento de comunicação e imposição
de normas, com força de lei – com a previsão de penas aos transgressores –,
consistindo num cortejo hierarquizado e conduzido teatralmente pelas principais ruas
das cidades e vilas de todo o reino. A saída do bando da Casa da Câmara previa a
participação dos seus oficiais a cavalo, sempre acompanhados por um grupo de músicos,
todos em trajes de gala adequados à ocasião. Em espaços específicos o grupo
parava, fazia ler o conteúdo do pregão e afixava editais comunicando aos fiéis vassalos
a notícia e os procedimentos que deveriam ser tomados afins à sua natureza. O presente artigo visa analisar a sonoridade ritual dos bandos luso-brasileiros, identificando modelos rituais e sonoros estabelecidos desde Portugal à América Portuguesa, durante o Idade Moderna. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31811 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|