|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31785
|
Title: | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade |
Authors: | Caldeira, Daniela Alexandra dos Santos |
Advisors: | Teixeira, Ana Paula |
Keywords: | Pensamento algébrico Conexões matemáticas Tarefas exploratórias Cidade de Évora Algebraic reasoning Mathematical connections Exploratory tasks Évora city |
Issue Date: | 23-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório resulta duma investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo em Ensino Básico (CEB), integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu em dois contextos: o primeiro foi uma turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o segundo foi um grupo muito homogéneo de crianças com 3 anos de uma instituição de Educação Pré-escolar.
A investigação teve como objetivos compreender, analisar e refletir sobre de que modo crianças de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico podem desenvolver o seu pensamento algébrico, através de conexões com a cidade de Évora. Com este propósito, procurou-se responder às seguintes questões:
Como evoluem as ideias das crianças sobre a Matemática e suas relações com outras áreas?
Que aspetos do pensamento algébrico desenvolvem na exploração das conexões matemáticas com a cidade?
Que caraterísticas desta experiência se tornam fundamentais para as aprendizagens das crianças?
Esta investigação integrou-se no projeto MatÉvora – Conexões entre a Matemática e a Cidade e assentou numa investigação-ação sobre a minha prática que permitiu a recolha de dados através de entrevistas, observação e análise documental, em especial de análise das produções matemáticas resultantes das tarefas de exploração propostas às crianças. A análise dos dados recolhidos teve como base os referenciais teóricos consultados, que proporcionaram a elaboração de categorias relativamente aos objetivos e as questões iniciais da investigação.
A investigação permitiu confirmar que é possível promover o desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças através de conexões com a cidade, moldando a visão das crianças sobre a Matemática e a sua presença na cidade, no exterior das salas. A realização de tarefas de exploração possibilitaram a envolvência das crianças em momentos de descoberta, partilha e comunicação, que lhes permitiram desenvolver capacidades relacionadas com o pensamento algébrico como identificar, analisar, continuar, reproduzir e construir regularidades, confirmando que é essencial a exploração deste tipo de tarefas que permitem o desenvolvimento do pensamento algébrico desde os primeiros anos de escolaridade; SUPERVISED TEACHING PRATICE IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND 1ST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION: DEVELOPING
ALGEBRAIC THINKING THROUGH MATHEMATICAL CONNECTIONS WITH THE CITY
Abstract:
This report is part of an investigation within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Supervised Practice in Teaching of the 1st Cycle in Basic Education, integrated in the syllabus of the Master in Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education. The investigation took place in two contexts, the first in a 2nd year class of the 1st Cycle of Basic Education and the second in a very homogeneous 3 year old group in a Pre-School Education room.
The research aimed to understand, analyze and reflect on how the educator/teacher can promote the development of algebraic thinking in children at the level of pre-school education and the 1st cycle of basic education through connections with the city of Évora. In this sense, it was intended to answer the following questions: How do children's ideas about mathematics and its relationships with other areas evolve? What aspects of algebraic thinking do you develop in exploring mathematical connections with the city? What characteristics of this experience become fundamental for children's learning?
This investigation was part of the project MatÉvora – Connections between Mathematics and the City and was based on an action-research about my practice that allowed the collection of data through interviews, observation, analysis of the productions of the proposed exploration tasks and documental analysis. Data analysis was based on the theoretical references consulted, the objectives and initial questions of the investigation.
The investigation confirmed that it is possible to promote the development of children's algebraic thinking through connections with the city, shaping the children's views of mathematics and its presence in the city, outside the classroom. The exploration of open tasks allowed the children to involve in discovery, sharing and communication, and this contributed to develop their skills related to algebraic thinking, such as identifying, analyzing, continuing, reproducing, and constructing regularities, confirming that it is essential to explore this type of tasks that allow the development of algebraic thinking from the early years. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31785 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|