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http://hdl.handle.net/10174/31506
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Title: | Uma universidade (des)igual? Contributos para a elaboração de um plano de igualdade de género na Universidade de Évora |
Authors: | Carvalho, Sara Patrícia Gagera de |
Advisors: | Costa, Rosalina Pisco |
Keywords: | Plano de igualdade de género Perceções Quiz Inquérito por questionário e Grupos Focais Office for Gender Equality Gender Equality Plan Perceptions Quiz Survey by questionnaire and Focus Groups |
Issue Date: | 21-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Resumo
Este relatório de estágio contempla a atividade de estágio curricular no Gabinete para a Igualdade de Género na Universidade de Évora para conclusão do Mestrado em Sociologia, com especialização em Recursos Humanos.
O estágio acompanhou a fase de elaboração de um diagnóstico sobre a situação da igualdade de género na Universidade de Évora, com o intuito de se estabelecerem as bases para a construção de um Plano de Igualdade de Género na Universidade de Évora. O plano de igualdade de género é uma ferramenta muito determinante e ponderada, pois reflete a situação de uma determinada organização e todas as medidas que são necessárias para que exista uma igualdade independentemente do género, em outras palavras, que exista uma inclusão para todos os membros da sociedade.
O relatório de estágio indica as descrições das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, tais como a realização de um quiz destinado a toda a comunidade académica, um inquérito por questionário destinado ao pessoal docente e investigadores e também grupos focais remetidos a todos os membros da Universidade de Évora. Neste relatório, apresenta-se um enquadramento teórico-conceptual acerca do tema em questão, acerca dos planos de igualdade de género e dos desafios que comporta.
Os resultados obtidos através do quiz permitiram identificar as perceções em torno da igualdade de género por parte da comunidade académica de Évora. Para esse efeito, foi realizada uma análise dos dados do quiz, de forma a refletir as respostas dos participantes.
Este tema apresenta uma pertinência do ponto de vista sociológico, pois as questões de género têm origem numa conceção social, isto é, a sociedade dita aos indivíduos determinado “padrão” que “nós”, enquanto membros da sociedade, temos de cumprir, havendo diferenças se pertencermos ao sexo feminino ou masculino; An (un)equal university? Contributions for the elaboration of a Gender Equality Plan at the University of Évora
Abstract:
This internship report includes a curricular internship activity at the Office for Gender Equality at the University of Évora for the completion of a master’s degree in Sociology, with a specialization in Human Resources.
The internship followed the stage of elaborating a diagnosis about gender equality at the University of Évora, with the aim of establishing itself as bases for the construction of a Gender Equality Plan at the University of Évora. The gender equality plan is a very determining and considered tool, as it reflects a situation of an organization provided and all the measures that are necessary for there to be equality regardless of gender, in other words, that there is inclusion for all members of society.
The internship report indicates the descriptions of the activities carried out during the internship, such as the completion of a questionnaire for the entire academic community, a questionnaire survey for teaching and research staff and focus groups sent also to all members of the Évora University. It presents a theoretical-conceptual framework about the theme in question, framework, and challenges that it entails.
The results obtained through the questionnaire allow us to identify how perceptions around gender equality by the academic community of Évora. For this purpose, an analysis of the questionnaire data was performed, to reflect the participants' responses.
This theme is pertinent from a sociological point of view, as gender issues originate from a social conception, that is, a society dictates to us a certain “standard” that we, as members of society, must comply with, with differences if we belong to the female or male sex. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31506 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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