Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31231

Title: ECO-PIG - Desenvolvimento de uma mistura alimentar inovadora para acabamento de machos de raças de suínos autóctones, ao ar livre, com benefício para a qualidade da carne e para a sustentabilidade do sistema
Authors: Martin, L.
Silva, D.
Ramos, A.
Santos, S.
Costa, F.
Marmelo, C.
Charneca, R.
Martins, J.M.
Keywords: Suínos
Porcos Alentejanos
Porcos Bísaros
nutrição animal
bio-economia circular
Issue Date: 2021
Citation: Martin, L.; D. Silva; A. Ramos; S. Santos; F. Costa; C. Marmelo; R. Charneca; J.M. Martins (2021). ECO-PIG - Desenvolvimento de uma mistura alimentar inovadora para acabamento de machos de raças de suínos autóctones, ao ar livre, com benefício para a qualidade da carne e para a sustentabilidade do sistema. In: Livro de Comunicações do XXII ZOOTEC – Congresso Nacional de Zootecnia, Associação Portuguesa de Engenheiros Zootécnicos (APEZ), pp. 156-157.
Abstract: O ECO-PIG é um projeto de I&D empresarial em co-promoção, para territórios do interior. É liderado pela DIN - Desenvolvimento e Inovação Nutricional, SA e envolve outro parceiro empresarial, as Rações Santiago Lda., para além de dois parceiros científicos, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Universidade de Évora. O ECO-PIG pretende valorizar as carcaças de suínos machos inteiros das raças Alentejana (AL) e Bísara (BI), acabados em sistema sustentável ao ar livre, com baixa densidade animal, garantindo saúde e bem-estar. Em concreto, pretende desenvolver uma mistura alimentar equilibrada e inovadora, com incorporação de subprodutos e de matérias-primas passíveis de produção local, a que os produtores de raças autóctones recorrerão para o acabamento eficiente quando não possam ter acesso a alimentos fundamentais do sistema de produção tradicional destas raças, como a bolota ou a castanha. A escolha dos constituintes da mistura tem também como objetivo atenuar o sabor e odor a macho na carne. Procura-se assim encontrar uma solução viável para o acabamento de suínos autóctones que, por falta de alimento nobre ou no caso da sua escassez, ou ainda por custo elevado dos alimentos compostos disponíveis, são mantidos em acabamento prolongado, com baixa rentabilização do sistema. Este estudo tem a duração prevista de 30 meses, compreendendo o desenvolvimento da nova mistura alimentar, a testagem de novos processos de produção, ensaios de avaliação das componentes inovadoras e por fim a exploração, a disseminação e comunicação de resultados. Esperamos contribuir para a preservação dos recursos genéticos locais e a promoção da bio-economia circular, criando sinergias entre a indústria agroalimentar e agropecuária, gerando novos fluxos de produção através da valorização de subprodutos que podem contribuir para dinâmicas de otimização e sustentabilidade do território, no interior do País.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31231
Type: article
Appears in Collections:ZOO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
XXII ZOOTEC_Martin.pdf79.19 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois