Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31221

Title: Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
Authors: Chaveiro, Tony Babej
Advisors: Coelho, Francisco Manuel
Keywords: Realidade Virtual
e-Aprendizagem
A-Frame
H5P
Perguntas de Resposta Múltipla
Virtual Reality
e-Learning
A-Frame
H5P
Multiple Choice Questions
Issue Date: 21-Feb-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com a proliferação de tecnologias de RV nos dias de hoje, a massificação das mesmas como instrumentos de ensino e aprendizagem é inevitável. Nesse cenário, levantam-se diversas questões e problemas relacionados, tanto com o seu uso como com a sua produção e desenvolvimento. Esta dissertação foca-se na problemática da inclusão de tecnologias de RV no ensino à distância, por parte de utilizadores não-técnicos, com vista a enriquecer e motivar a transmissão de conhecimentos. É apresentada uma solução, suportada por uma Prova de Conceito, em que é demonstrada a possibilidade de, através da utilização de um conjunto de especificações claras e simples, gerar uma atividade RV com conteúdos dinâmicos e facilmente adaptáveis. É igualmente delineado um caminho à futura incorporação do trabalho, aqui apresentado, em sistemas de gestão de aprendizagem, através da combinação de diferentes arquiteturas e tecnologias de código livre e aberto; Abstract: Virtual Reality and e-Learning Specification of Multiple Choice Questions As Virtual Reality (VR) technologies are currently spreading, it’s rather inevitable that these become massively used as learning and teaching tools. In this scenario, many questions and related problems are emerging. Not only about how these technologies should be employed but also how they can be developed. This thesis focuses on the problematic of giving non-technical users the ability of developing a featurerich and motivating VR learning environment. A solution, backed by a working Proof of Concept, is presented. Through a set of clear and simple specifications, it’s established how it’s possible to generate a dynamic and adaptable VR activity. Additionally, a set of foundations are drawn out which will allow, through the combination of different open-source frameworks and technologies, incorporate the present work in Learning Management Systems.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31221
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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