Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30959

Title: Uma proposta de classificação para a vegetação na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, Sobral, Ceará, Brasil
Authors: Pereira, Marízia
Souza, Elnatan
Ribeiro, Sílvia
Lima, Ernane
Araújo, Francisco
Editors: Merino, Angel
Keywords: Nordeste
Caatinga xerófila
Elenco florístico
agrupamentos vegetais
Issue Date: Dec-2021
Publisher: EditAEFA
Citation: Citação: Pereira, Marízia; Souza, Elnatan; Ribeiro, Sílvia; Lima, Ernane, Araújo, Francisco. Uma proposta de classificação para a vegetação na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, Sobral, Ceará, Brasil. International Journal of Geobotanical Research, Vol. nº 10. 2021. pp. 127-152.
Abstract: O termo Caatinga, é a expressão utilizada pelos índios brasileiros Tupi-Guarani para designar a “floresta branca” dos sertões nordestinos, devido ao aspeto da vegetação na estação seca, quando a maioria das árvores e arbustos perdem as folhas. Este bioma reúne vários tipos de vegetação, num ambiente em que se destaca o forte caráter estacional das chuvas, concentradas num curto período do ano. É dominado por uma formação vegetal xerófila e sazonalmente seca, que cobre uma área aproximada de 800.000 km², na região semiárida do Nordeste do Brasil. O estudo foi realizado na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (RPA), com aproximadamente 600 ha, no distrito de Taperuaba, Sobral, Ceará. Teve como objetivo, identificar a composição florística e contribuir com a análise fitossociológica e a identificação de algumas comunidades vegetais dominantes na RPA. As expedições de coletas e realização de inventários florísticos foram efetuadas entre 2015 e 2018. Os espécimes foram identificados com o auxílio de literatura e sites especializados e, encontram-se depositado no acervo do Herbário Prof. Francisco José de Abreu Matos (HUVA). No estudo da vegetação aplicou-se o método clássico sigmatista de Braun-Blanquet e efetuou-se uma análise classificativa (Modified Twinspan) na separação das comunidades vegetais, com identificação de espécies-diagnóstico (coef. phi) e teste exato de Fisher. Na análise da vegetação arbórea e na ausência de uma tipologia taxonómica de vegetação do Ceará, optou-se, pela classificação de 12 tipos de caatingas de Andrade-Lima (1981), atualizada por Prado (2003), na qual integrou uma nova unidade de caracterização. As duas classificações, tiveram por base, as observações de campo da maioria das caatingas, as espécies mais “marcantes” das comunidades, além dos fatores climáticos, edáficos e geológicos. Na RPA, foram identificadas seis comunidades, arbórea, arbustiva alta, arrelvados (heliófilos e umbrófilos), ilha de vegetação e rupícola.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30959
ISSN: Print ISSN: 2253-6302
Online ISSN: 2253-6515
Type: article
Appears in Collections:PAO - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
8. IJGR_Vol10_Trabajo 7. Menezes Dias Pereira et al..pdf5.04 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois