Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30956
|
Title: | Romnces com a Terra - Diálogos sobre Educação |
Other Titles: | Lovers of the Earth - Dialogues o Education |
Authors: | Valente, Mariana Ilhéu, Maria |
Keywords: | empirismo delicado sustentabilidade ligação ao mundo natural delicate empiricism reverence natural world |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Caleidoscópio |
Citation: | Valente, M. e Ilhéu, M. (2021). Romances com a Terra - Diálogos sobre Educação. Lisboa: Caleidoscópio. |
Abstract: | Romances com a Terra é um ensaio que tomou forma de diálogo entre duas investigadores, Maria e Mariana. Mas neste diálogo emergem muitas vozes, humanas e não humanas, tornando-o plural. Nasceu e cresceu alimentado pela vontade de transcender e de re-ligar. Transcender no sentido em que a personalidade se mistura com algo para além de si própria. Re-ligar com a natureza, ou seja, desenvolver a inteligência das relações aprendendo a viver em conexão com qualquer lugar e com os seres que o habitam.
Como cultivar estas capacidades e sensibilidades?
Foi esta questão que nos acompanhou ao longo de três anos num projeto de Educação para a Sustentabilidade, que designámos por Projeto ID-Natura, integrando investigadores, professores e alunos de vários níveis etários, desde o jardim de infância ao final do ensino secundário. A nossa ação teve e tem subjacente o sentido da importância de vivências e aprendizagens holísticas, inspiradas pelo conceito de Empirismo delicado de J. W. Goethe.
Este ensaio, em forma de diálogo, é um dizer dessa procura coletiva de uma inteligência das conexões ao mundo natural. Expressam-se nele vivências de leitura, de conceção, vivências de experiência, de fruição, vivências de interdependência e de transformação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30956 |
ISBN: | 978-989-658-713-0 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CEHFC - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|