|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30877
|
Title: | A Covid-19: um contexto para a abordagem interdisciplinar no ensino secundário |
Authors: | Rebelo, Dorinda Rodrigues, Maria Bonito, Jorge |
Editors: | Teixeira, Filomena Paixão, Fátima Frias, Ana Silveira, Susana Vaz, Dulce Morgado, José |
Keywords: | Domínio de autonomia curricular interdisciplinaridade aprendizagem em contexto cidadania |
Issue Date: | Nov-2021 |
Publisher: | Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências. |
Citation: | ] Rebelo, D., Rodrigues, M., & Bonito, J. (2021). A Covid-19: um contexto para a abordagem interdisciplinar no ensino secundário. In F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz, & J. Morgado (Coords.), Educação em ciências: interações e desafios (pp. 39-43). Coimbra, Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências. |
Abstract: | Os domínios de autonomia curricular propiciam a gestão e a lecionação interdisciplinar e
articulada do currículo, contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens de natureza
transdisciplinar. Para isso, considera-se que os alunos devem desenvolver percursos de
aprendizagem planificados, implementados e avaliados pelos professores envolvidos, que lhes
permitam explorar, de forma integrada e contextualizada, aprendizagens essenciais e áreas de
competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, no âmbito da
flexibilidade curricular, foi desenvolvido, no ano escolar de 2020-2021, numa escola do distrito
de Aveiro, o projeto interdisciplinar “Controlar a covid-19: um desafio de todos e de cada um de
nós”, contextualizado na pandemia causada pelo SARS-CoV-2, com alunos do 10.º ano do curso
de Ciências e Tecnologias. As respostas às questões-problema requereu a mobilização de saberes
de diferentes disciplinas e a integração de diferentes projetos de desenvolvimento curricular,
numa perspetiva de educação cidadã. Os resultados apontam para um alto nível de aceitação e
envolvimento dos alunos. As aprendizagens alcançadas, acompanhadas de satisfação,
repercutiram-se na comunidade através da difusão do conhecimento produzido, num ato de
cidadania pró-ativa. |
URI: | https://owncloud.esec.pt/index.php/s/qyA4b18kTmCZpZi Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências http://hdl.handle.net/10174/30877 |
ISBN: | 978-989-99491-1-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|