Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30877

Title: A Covid-19: um contexto para a abordagem interdisciplinar no ensino secundário
Authors: Rebelo, Dorinda
Rodrigues, Maria
Bonito, Jorge
Editors: Teixeira, Filomena
Paixão, Fátima
Frias, Ana
Silveira, Susana
Vaz, Dulce
Morgado, José
Keywords: Domínio de autonomia curricular
interdisciplinaridade
aprendizagem em contexto
cidadania
Issue Date: Nov-2021
Publisher: Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências.
Citation: ] Rebelo, D., Rodrigues, M., & Bonito, J. (2021). A Covid-19: um contexto para a abordagem interdisciplinar no ensino secundário. In F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz, & J. Morgado (Coords.), Educação em ciências: interações e desafios (pp. 39-43). Coimbra, Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências.
Abstract: Os domínios de autonomia curricular propiciam a gestão e a lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens de natureza transdisciplinar. Para isso, considera-se que os alunos devem desenvolver percursos de aprendizagem planificados, implementados e avaliados pelos professores envolvidos, que lhes permitam explorar, de forma integrada e contextualizada, aprendizagens essenciais e áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, no âmbito da flexibilidade curricular, foi desenvolvido, no ano escolar de 2020-2021, numa escola do distrito de Aveiro, o projeto interdisciplinar “Controlar a covid-19: um desafio de todos e de cada um de nós”, contextualizado na pandemia causada pelo SARS-CoV-2, com alunos do 10.º ano do curso de Ciências e Tecnologias. As respostas às questões-problema requereu a mobilização de saberes de diferentes disciplinas e a integração de diferentes projetos de desenvolvimento curricular, numa perspetiva de educação cidadã. Os resultados apontam para um alto nível de aceitação e envolvimento dos alunos. As aprendizagens alcançadas, acompanhadas de satisfação, repercutiram-se na comunidade através da difusão do conhecimento produzido, num ato de cidadania pró-ativa.
URI: https://owncloud.esec.pt/index.php/s/qyA4b18kTmCZpZi
Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências
http://hdl.handle.net/10174/30877
ISBN: 978-989-99491-1-9
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rebelo_Rodrigues_Bonito.pdf170.33 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois