Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30724

Title: Recolha de indicadores fisiológicos em ratos durante a prática de exercício físico em passadeira rolante – revisão
Authors: Silva, Jessica
Faustino-Rocha, Ana Isabel
Oliveira, Paula Alexandra
Duarte, José Alberto
Issue Date: 2021
Citation: Silva J, Faustino-Rocha AI, Oliveira PA, Duarte JA. 2021. Recolha de indicadores fisiológicos em ratos durante a prática de exercício físico em passadeira rolante – revisão. Encontro Ciência ‘21, 28 a 30 de junho, Centro de Congressos, Lisboa.
Abstract: A prática de exercício físico é extremamente importante para um estilo de vida saudável. Esta deve ser acompanhada pela monitorização de diversos indicadores fisiológicos (Figura 1). Wang et al.1 afirmam que a prática de exercício não só previne doenças crónicas não transmissíveis, como retarda a sua progressão. A utilização do rato como modelo animal no estudo dos efeitos do exercício físico em determinados indicadores fisiológicos e a extrapolação dos resultados obtidos para a saúde humana é cada vez mais aceite. Existe uma diversidade de modelos experimentais para estudar o efeito do exercício físico em ratos, como a passadeira rolante, a roda, o levantamento de pesos e a subida de escadas. Uma das vantagens do exercício em passadeira é a possibilidade de contabilizar o trabalho realizado pelo animal1. A intensidade e a duração do exercício podem ser controladas e é possível medir a taxa metabólica (captação de O2 e produção de CO2) durante o exercício2. O exercício em passadeira não deve começar sem um período de familiarização dos animais com o aparelho. A maioria dos estudos afirma ter submetido os animais à aclimatização, pelo menos durante três dias, a fim de minimizar os efeitos do stress3-13. Este estudo teve como objetivo avaliar as evidências científicas de que o exercício físico causa alterações nos indicadores fisiológicos do rato.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30724
Type: lecture
Appears in Collections:ZOO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Póster .pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois