Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30606

Title: Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
Authors: Leal, Fátima
Editors: Pires, António Ramos
Saraiva, Margarida
Rosa, Álvaro
Keywords: Estudantes
ensino superior
consequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagem
qualidade da aprendizagem
Issue Date: 2021
Publisher: RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
Citation: Leal, F. (2021). Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários. TMQ - Techniques, Methodologies and Quality, 12, 101-116.
Abstract: Este trabalho visa compreender a perceção de estudantes de ensino superior acerca das consequências das emoções de realização académica emergentes durante o seu processo de estudo, para a sua aprendizagem. A abordagem qualitativa foi privilegiada. Participaram 48 estudantes universitários portugueses voluntários, de 1º e de 3º ano de licenciatura. A amostra foi equilibrada em termos de sexo e de anos de frequência académica. As idades variaram entre 18 e 27 anos. As entrevistas foram realizadas e transcritas verbatim. Os dados foram tratados recorrendo a análise de conteúdo. Os resultados mostram 2 principais categorias relativamente à perceção de inexistência e de existência de consequências das emoções de realização académica na aprendizagem. A primeira foi justificada, pelos estudantes, pelas suas capacidades de manter a concentração e pela persistência nas tarefas de estudo. A segunda categoria mostra-nos que os estudantes consideram que aquilo que sentem enquanto estudam afeta a sua aprendizagem em diversos aspetos (cognitivos, afetivos, motivacionais, específicos ao estudo e aprendizagem, desempenho académico e mudança a nível pessoal). Estes resultados trazem contributos importantes para esta área de estudo acerca da forma como as emoções de realização podem ter consequências negativas e positivas para a qualidade da aprendizagem de estudantes, no ensino superior
URI: https://publicacoes.riqual.org/ed12/
http://hdl.handle.net/10174/30606
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TMQ_2021_Leal_PUBLICADO.pdf8.61 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois