Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30291

Title: PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR
Authors: Costa, Rosalina Pisco
Novas, Jorge Casas
Silva, Paulo
Keywords: Participação estudantil
Ensino superior
Associativismo
Desigualdade
Inclusão
Issue Date: 2020
Abstract: Apesar de um discurso generalizado em torno da importância estratégica da participação dos estudantes na boa gestão das instituições de ensino superior como forma de fomentar a inclusão e superar desigualdades, a prática encontra-se muito aquém dos padrões desejados. Este artigo apresenta resultados preliminares de uma inquirição a estudantes universitários sobre participação estudantil no âmbito de um projeto transnacional e interuniversitário em que a Universidade de Évora é instituição parceira. O projeto STUPS – Participação Estudantil Sem Fronteiras tem como objetivo geral estabelecer as bases de uma rede europeia focada no desenvolvimento de novas práticas para promover a participação estudantil em contexto de ensino superior. Neste texto são exploradas as perceções, nomeadamente as vantagens e obstáculos identificados por estudantes universitários através de um questionário eletrónico aplicado na Universidade de Évora em 2020. No final, espera-se que os resultados obtidos possibilitem a identificação de dimensões chave que permitam refletir de uma forma ampla e sustentada sobre os diversos desafios que se colocam neste domínio e, ao mesmo tempo, fundamentar sugestões de mudança nos processos de funcionamento democrático das instituições de ensino superior tendo em vista o aumento da participação de categorias de estudantes sub-representados e desfavorecidos nos processos de tomada de decisão.
URI: https://www.aforges.org/10-conferencia-forges/
http://hdl.handle.net/10174/30291
Type: lecture
Appears in Collections:CEFAGE - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Forges2020_Costa_et_al.pdf458.76 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois