|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30269
|
Title: | Os referenciais da avaliação externa de escolas: análise de um percurso |
Authors: | Silvestre, Maria José Fialho, Isabel Saragoça, José Correia, Ana Paula Gomes, Sónia |
Editors: | Bermúdez, María de la Paz |
Keywords: | avaliação externa das escolas políticas educativas mudança |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Editorial DYKINSON |
Citation: | Silvestre, M. J., Fialho, I., Saragoça, J., Correia, A. P. & Gomes, S. (2020). Os referenciais da avaliação externa de escolas: análise de um percurso. In M. P. Bermúdez (Ed.), Avances en ciencias de la educación. Investigacion y prática (pp.88-94). Madrid: Editorial DYKINSON. 978-84-1377-597-5 |
Abstract: | Em Portugal, a Avaliação Externa de Escolas (AEE) tem sido campo de análise diversa, divulgada em estudos, seminários ou pareceres. Ao longo de três ciclos avaliativos foi sofrendo alterações e contribuiu em grande medida para o aumento da capacidade de autoquestionamento e de avaliação das escolas/agrupamentos. Apresenta-se a análise diacrónica dos Referenciais dos três ciclos da AEE, num estudo de natureza qualitativa que incluiu análise documental e análise de conteúdo com recurso a um sistema de categorias e subcategorias, passando ainda pela identificação dos conceitos, ideias e palavras-chave. O estudo permitiu verificar a similaridade de alguns objetivos, que surgem constantes nos três ciclos da AEE, bem como identificar linhas de convergência e de divergência desse programa governamental, ao longo da sua existência. Destaca-se o principal enfoque de cada um dos ciclos da AEE: no 1.º ciclo, a preocupação central com o nível da governação das escolas e da cultura de avaliação organizacional de prestação de contas; no 2.º ciclo, os resultados escolares; e, no 3.º e atual ciclo, as práticas letivas e a dimensão formativa dos processos de avaliação institucional. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30269 |
ISBN: | 978-84-1377-597-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|