Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30074
|
Title: | A transição da criança para a 1.ª classe do 1.º ciclo de ensino básico em S.Tomé Príncipe |
Authors: | Rodrigues, Ricardina Luís de Sousa Pires |
Advisors: | Magalhães, Olga |
Keywords: | Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Transição Educativa Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education Educational Transition |
Issue Date: | 1-Apr-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo apresentar a forma como é realizada a transição da criança para a 1ª classe do 1º ciclo do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe.
. Para realizar este estudo, foi adotada uma metodologia baseada em técnicas e instrumentos próprios da investigação qualitativa. As entrevistas foram realizadas a educadores/as e professores/as de três instituições da educação pré-escolar e três instituições do ensino básico. A transição entre as valências acima descritas pode ser assegurada através da criação de legislação, o que irá permitir a breve trecho fazer-se a articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico
E foi a partir deste estudo, que foi possível constatar que noutros países existem: “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, devidamente legisladas, destinadas ao Educador/a ter conhecimento suficiente sobre o que é desenvolvido no 1º Ciclo do Ensino Básico e vice-versa e estabelecer alguma relação de cooperação e entreajuda com o/a professor/a do 1º C.E.B., que irá receber a turma.
As transições entre ciclos de ensino são momentos marcantes na vida social das crianças/alunos, pais e professores e, neste caso preciso, a transição da criança para a 1ª classe do 1º ciclo do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe trata-se de um processo muito importante e minucioso, dado que deve haver uma ligação entre Educadores e Professores, de forma a preparar estratégias para que as crianças aos poucos e pouco se vão adaptando à realidade e mudanças no 1º Ciclo do Ensino Básico; The transition from the child to the 1st class of the 1st cycle of basic education in São Tomé and Príncipe
ABSTRACT:
This report aims to present the way in which the transition from pre-school education to the 1st Cycle of Basic Education is carried out. To carry out this study, a methodology was adopted based on qualitative research techniques and instruments. The interviews were conducted with educators and teachers from three institutions of pre-school education and three institutions from elementary education. The transition between the valences described above can be ensured through the creation of legislation, which will enable the articulation between the two levels to be made soon.
And it was from this study that we could see that in other places there are "Curricular Guidelines for Pre-School Education," duly legislated, intended for the Educator to have sufficient knowledge about what is developed in the 1st Cycle of Basic Education and vice versa and to establish some relationship of cooperation and mutual aid with the teacher of 1st CEB who will receive the class.
The transitions between teaching cycles are important moments in the social life of the children / students, parents and teachers. In this case, the transition from pre-school to primary education is a very important process. since there must be a link between Educators and Teachers in order to prepare strategies so that children will gradually adapt to reality and changes in the first cycle of Basic Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30074 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|