Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30068

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
Authors: Madeira, Beatriz Mota Rabaça
Advisors: Marques, Ana Artur
Keywords: Aprendizagens
Avaliação
Crianças
Diferenciação pedagógica
Flexibilidade curricular
Learning
Assessment
Children
Differentiated instruction
Curriculum flexibility
Issue Date: 5-Jul-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e centrou-se na questão: “Como promover uma ação educativa centrada na diferenciação pedagógica?”. Procurei planear e refletir sobre a minha prática, numa perspetiva de investigação-ação. Para recolher os dados e responder aos objetivos recorri a instrumentos como notas de campo, planificações e reflexões. No 1ºciclo foi possível realizar mudanças ao nível da reorganização do espaço da sala de aula, tornando-o mais flexível para permitir diferentes tipos de organização da turma e consequentemente criar dinâmicas mais participativas e colaborativas por parte dos alunos. No jardim de infância, o trabalho de projeto foi a proposta de diferenciação pedagógica mais significativa. Os constrangimentos, mais visíveis no 1º ciclo, prendem-se com a dificuldade em diferenciar conteúdos, processos e produtos, pois predomina a conceção de que todos os alunos têm de realizar as aprendizagens dos mesmos conteúdos ao mesmo tempo; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education: Building Differentiated Instruction in Preschool and Primary School Abstrat: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education, and its main objective is to understand and promote differentiated instruction. I tried to plan and reflect on my practice using an action-research perspective. I used research instruments such as field notes, plans and reflections in order to collect data and achieve the objectives. In primary school, it was possible to make changes concerning the reorganisation of the classroom physical environment, making it more flexible so as to allow different types of class organization, and therefore to create more participative and collaborative dynamics by students. In preschool, the project work was the most significant differentiation proposal. The constraints, most visible in primary school, were found in the difficulty in differentiating contents, processes and products, since there is a predominant idea according to which all pupils must learn the same contents at the same time.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30068
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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