|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29975
|
Title: | A supervisão pedagógica entre pares: em busca de renovação da prática letiva. Um estudo na disciplina de Português |
Authors: | Bruno, Maria Helena Perdigão |
Advisors: | Fialho, Isabel José |
Keywords: | Supervisão pedagógica entre pares Colaboração Observação de aulas Ensino de Português Desenvolvimento profissional Pedagogical Supervision on among peers Collaboration Classroom observation Portuguese teaching Professional development |
Issue Date: | 26-May-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Integrado num projeto de investigação de âmbito nacional1, o estudo que ora
apresentamos tem como finalidade desenhar e implementar quatro ciclos de supervisão
pedagógica colaborativa, num Agrupamento de Escolas do Alentejo Central, envolvendo
uma tríade de professores de Português dos ensinos Básico e Secundário, disciplina alvo
de avaliação externa. Todos os participantes observam aulas dos colegas e,
simultaneamente, são também observados pelos mesmos. Trata-se de um projeto
inspirado no modelo clínico de supervisão pedagógica e visa contribuir para a renovação
das práticas letivas e do desenvolvimento profissional dos envolvidos no mesmo, tendo
em vista a sua posterior disseminação no Agrupamento de Escolas no qual foi realizado.
O trabalho de investigação seguiu uma abordagem de estudo de caso, utilizando diversos
procedimentos e instrumentos de recolha de dados, questionário e entrevista
semiestruturada com o propósito de perceber o efeito dos ciclos de supervisão no
desenvolvimento profissional dos docentes. Os resultados revelaram que os professores
não só estão disponíveis para integrar projetos de supervisão pedagógica entre pares, de
natureza informal e formativa, de caráter horizontal, em espelho, multidisciplinar, como
também sentem a necessidade e a emergência de nas escolas se implementarem e
desenvolverem os mecanismos necessários ao trabalho colaborativo entre professores e à
prática sistemática de observação de aulas, passando esse trabalho pelas estruturas de
gestão de topo e, consequentemente, pelas estruturas intermédias de coordenação e
supervisão departamental; Pedagogical Supervision on among peers: searching to renew lecture practices. A study
for Portuguese subjects in the Secondary Education.
Abstract:
Integrated in a national research project2, the study now presented has, as a purpose,
to draw and implement three cicles of collaborative pedagogical supervision, in a School
Cluster of the Central Alentejo, involving a triad of teachers of Portuguese of the basic
and secondary education, target subject of external evaluation. All participants observe classmates' lessons
and, simultaneously, are also observed by them. This is a project
inspired by the clinical model of pedagogical supervision and aims to contribute to the
renewal of teaching practices and the professional development of the ones involved,
aiming its subsequent dissemination into the Schools Cluster in which it will be
developed. We intend to develop a case study approach, using several procedures and
data collection instruments, inquiries and half structured interview. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29975 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|