|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29944
|
Title: | Dulce Santana e Maria Santana - Percursos têxteis em confronto, continuidade e roturas |
Authors: | Santana, Maria Dulce Fonseca |
Advisors: | Silva, Filipe Rocha da Leandro, Sandra |
Keywords: | Arte Têxtil Arte Contemporânea Dulce Santana Maria Dulce Santana Evolução/Mutação Textile Art Contemporary Art Dulce Santana Maria Dulce Santana Evolution/Mutation |
Issue Date: | 24-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta tese intitula-se Dulce Santana e Maria Santana, Percursos Têxteis em Confronto
Continuidade e Ruturas e tem o formato teórico-prático.
Apresentando obras de duas autoras, pertencentes a duas gerações pretende analisar e
comparar duas épocas, bem como as continuidades, evoluções e mutações paradigmáticas.
Enquadrando a contemporaneidade da arte têxtil e os seus antecedentes, estuda também o
design têxtil aplicado à moda feminina especialmente dos anos 1960 e a arte que está
desligada de qualquer fim utilitário.
Com este trabalho procura-se encontrar uma teorização estética e conceptual, que subjaz às
obras das autoras, para compreender a evolução comparada de dois percursos artísticos
unidos pela arte têxtil, pertencentes a uma mesma tradição familiar - mãe e filha, esta última a
autora da tese. Considera-se a harmonia imagética têxtil moderna de transição abstratizante,
em contraste com a estética contemporânea também ela abstratizante. Também se
consideram os conceitos: arte têxtil clássica na tecelagem de moda, versus nova arte têxtil em
tapeçaria, unidos pela noção de continuidade através do conceito de fio. Uma obra final ilustra
o novo paradigma têxtil-arte.
Trata-se nos dois casos de trabalho feminino, inserido em formas culturais que se
desenvolvem marginalmente, a que Michel Foucault chama culturas subjugadas.
O trabalho de Dulce Santana acompanha o que alguns designam por cultura material,
enquanto que o de Maria Santana se insere numa atividade artística.
Com esta tese sublinha-se como a arte têxtil assume particular importância nas Belas-Artes no
século XXI; DULCE SANTANA and MARIA SANTANA
CONFRONTING TEXTILE ROUTES, CONTINUITY AND RUPTUREs
ABSTRACT:
Dulce Santana and Maria Santana, Confronting Textile Routes, Continuity and Ruptures is the
title of this Ph.D. that follows a theoretical-practical format.
It reports on two authors´ textile works, which belong to two generations. It intends to analyse
and compare two eras, the continuities, evolutions and paradigmatic mutations. It frames
textile art in contemporaneity and previous contributions. It also compares textile design
applied specially to feminine fashion of the sixties, and the art free from any utilitarian
purpose.
This Ph.D. aims to find those works´ underlying aesthetical and conceptual theorizing, in order
to understand the compared evolution of two artistic routes united by textile art, which belong
to the same family tradition - mother and daughter, who is the Ph.D.´s author. Considered is
abstraction in transitional modern textile imaginary harmony, contrasting with abstraction in
contemporary textile aesthetics. Included is also the classical textile art concept in fashion
weaving, versus the new textile art concept in tapestry, both united by the continuity of the
thread´s concept. A final work illustrates the new textile art paradigm.
In both cases one is dealing with female work inserted in cultural forms that developed
themselves on society´s edge. Michel Foucault mentions them as subdued cultures.
Dulce Santana´s work goes along with what some call material culture, while Maria Dulce
Santana´s work belongs to an artististic activity. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29944 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|