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http://hdl.handle.net/10174/29862
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Title: | Contestação e dúvida ambiental sobre a exploração do lítio em Portugal: Contribuição da educação em Geociências para uma educação cidadã |
Authors: | Morgado, Margarida Bonito, Jorge Medina, Jorge Rebelo, Dorinda Marques, Luis Andrade, António Soares de |
Editors: | Abrantes, I. Callapez, P. M. Correia, G. P. Gomes, E. Lopes, B. Pires, E. Rola, A. |
Keywords: | Controvérsia popular Educação em Geociências Exploração mineira Impacte ambiental Mineralizações de lítio em Portugal |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra. |
Citation: | Morgado, M., Bonito, J., Medina, J. Rebelo, D., Marques, L., & Soares de Andrade (2020). Contestação e dúvida ambiental sobre a exploração do lítio em Portugal: contribuição da educação em Geociências para uma educação cidadã. In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do espaço nas suas vertentes humanas e naturais – uma homenagem à professora Celeste Romualdo Gomes (vol. 2, pp. 495-524). Coimbra, Portugal: Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra. |
Abstract: | A elaboração deste capítulo foi motivada pela preocupação com uma educação em ciências que, em
sintonia com as atuais orientações defensoras da autonomia curricular, seja capaz de capacitar os alunos para
poderem fundamentadamente participar em discussões relativas a temáticas, que estejam a merecer a atenção
social. A problemática do lítio, que tem merecido espaço na comunicação social, é aqui tratada em três secções:
controvérsia atual e quadro legal nacional e europeu referente à exploração de recursos; geologia do lítio em
Portugal e obrigações de carácter ambiental; contribuição das Geociências para uma educação cidadã. Assim,
assinalam-se certezas, dúvidas e contestações expressas através da dinâmica de interesses económicos, políticos e de cidadania; aborda-se depois a legislação do Estado Português e da União Europeia, bem como a posição do
grupo de trabalho constituído para estudar a exploração do lítio, num quadro de sustentabilidade. Segue-se o
enquadramento geológico, em que pode coexistir o elemento em apreciação, referindo-se para o caso de Portugal
as rochas pegmatíticas e um conjunto de minerais. Fica também uma observação quanto aos processos e métodos
de exploração, bem como a questões de impacte ambiental inerentes e, ainda, à obrigatoriedade de definir
procedimentos, que, pelo menos, as mitiguem. Finalmente, toma-se em consideração a matriz do Sistema
Educativo Português, genericamente delineado na Constituição da República, aprofundado na respetiva Lei de
Bases e operacionalizado, por exemplo, no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, assim como no
quadro definido pela Autonomia e Flexibilidade Curricular. Analisando-se as aprendizagens essenciais, aponta-se
para que, no âmbito das Geociências, a temática do lítio possa ter espaço no 7.º ano, no subtema da Geologia e
sustentabilidade, no 8.º, 11.º e 12.º anos, aquando da abordagem da exploração sustentada de recursos
geológicos. Reconhece-se, ainda, que os Domínios da Autonomia Curricular, valorizando a interdisciplinaridade,
suscitam oportunidades para enriquecer a formação dos alunos, ao permitirem a abordagem de questões como a
da sustentabilidade dos recursos naturais, presentes nos debates da atualidade. Mostra-se ser possível no âmbito
da educação em ciências, particularmente das Geociências, uma abordagem curricular, integrando temáticas
socialmente relevantes, como é a da exploração do lítio. |
URI: | https://zenodo.org/record/4411923#.YBUvfpdxe1s http://hdl.handle.net/10174/29862 |
ISBN: | 978-989-33-1682-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
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