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Title: O quotidiano musical no fim da Europa no século XVII: Uma perspectiva sobre os primeiros anos do Convento de S. Boaventura em Santa Cruz das Flores
Authors: Henriques, Luís
Editors: Craveiro, Maria de Lurdes
Gonçalves, Carla Alexandra
Antunes, Joana
Keywords: musicologia
música
Franciscanos
Santa Cruz das Flores
paisagem sonora
cantochão
Açores
século XVII
Issue Date: 2017
Publisher: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Citation: Henriques, Luís. "Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja". Craveiro, Maria de Lurdes; Gonçalves, Carla Alexandra; Antunes, Joana (eds.). Equipamentos Monásticos e prática espiritual. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2017, pp. 105-122. ISBN 978-989-99967-0-0
Abstract: A presença de franciscanos no arquipélago dos Açores data praticamente dos primórdios da ocupação das ilhas, sobretudo a partir de meados do século XV. Esta Ordem teve um papel central e determinante na orientação religiosa das comunidades insulares fundando conventos em oito das nove ilhas açorianas. Entre estes encontra-se o convento de S. Boaventura na vila de Santa Cruz, ilha das Flores, casa fundada em 1641 através dos esforços do Padre Ignácio Coelho, na altura Vigário da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição desta vila. A história da fundação deste convento foi relatada por Fr. Diogo das Chagas, irmão de Ignácio Coelho, na sua crónica Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores, mais tarde também referido por Fr. Agostinho de Monte Alverne nas Crónicas da Província de São João Evangelista das Ilhas dos Açores. No que respeita à actividade musical destas comunidades religiosas açorianas, não se conhecem referências significativas relativamente ao século XVII. Também não se conhecem livros de coro ou outro tipo de documento musical anterior ao século XVIII. Porém, a partir de alguns relatos dos cronistas anteriormente mencionados, como também de documentação avulsa, consegue-se perspectivar como estaria organizada e qual o percurso em termos do desenvolvimento da liturgia musical Francisca no convento de S. Boaventura ao longo do século XVII. Partindo destas referências, o presente estudo propõe uma leitura, embora incompleta pela ausência de fontes musicais directas, das sucessivas organizações da estrutura litúrgico-musical de S. Boaventura, através de uma análise comparativa com outros exemplos melhor documentados, assim como os livros reguladores e litúrgico-musicais da Ordem Franciscana no século XVII.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29801
Type: bookPart
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Capítulos de Livros

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