Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29129
|
Title: | Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete |
Authors: | Matos, Samuel Custódio |
Advisors: | Marques, Mário |
Keywords: | Clarinete Ensino Escalas Música Técnica Clarinet Teaching Scales Music Technique |
Issue Date: | 15-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de
Música, sendo composto por duas secções: Prática de Ensino Supervisionada e
Investigação.
A primeira secção teve como base a observação e lecionação da atividade
docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, no decorrer do ano
letivo 2017-2018. Para além da caracterização da instituição supramencionada, são
caracterizados os alunos cujas aulas foram assistidas e onde o mestrando desempenhou
funções docentes. Nesta secção é apresentada uma análise e reflexão sobre o trabalho
desenvolvido com os alunos.
A segunda secção consiste numa investigação sobre a importância das escalas no
ensino básico do clarinete. A escolha do tema prendeu-se com a relevância do estudo de
escalas para o desenvolvimento de jovens músicos, tendo-se centrado numa abordagem
teórica do tema. Nesta secção são apresentadas breves considerações teóricas sobre
conceitos relacionados com a aprendizagem, bem como a importância do estudo diário
de escalas, exemplos de exercícios a adotar no ensino básico do clarinete e a sua
aplicabilidade no estudo do reportório.
O mestrando contou com o apoio dos professores orientadores: Mário Marques,
enquanto orientador interno, e Luís Gomes como orientador cooperante; Abstract:
Supervised Teaching Report held at Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional: the
importance of the scales at clarinet basic education
The current Supervised Teaching Report is part of the Master in Music
Teaching, and includes two sections: Supervised Teaching Practice, and Research.
The first section is based on the observation and teaching experiences of the lectures at
the Artistic Music School of the National Conservatory, during the academic year 2017-
2018. Besides a characterisation of the institution previously mentioned, it includes a
characterisation of the students whose classes the Author observed and lectured. This
section concludes with an analysis of and a reflection upon the work developed with the
students.
The second section consists in a research concerning the importance of music
scales in the basic education of clarinet. This topic was chosen due the perception of
how relevant scales’ teaching is for the development of young musicians. The research
hereby presented is focused on a theoretical approach of the topic. In this section we’ll
present brief theoretical considerations concerning learning, as well as with the
importance of daily practice of scales, together with some basic exercises which ought
to be introduced in basic education of clarinet, and how they can be applied in the study
of repertoire.
The Author had the support of both is supervising teachers: Mário Marques, as
intern supervisor, and Luís Gomes, as assistant supervisor. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29129 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|