Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29092
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone |
Authors: | Mateus, Gustavo Daniel Pedro |
Advisors: | Marques, Mário |
Keywords: | Saxofone Palhetas sintéticas Espectrogramas Ensino Sopros de madeira Saxophone Synthetic reeds Spectrogram Teaching Woodwinds |
Issue Date: | 21-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio está divido em duas secções. A primeira aborda a
realização do estágio na Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes,
com o professor cooperante Nuno Mendes ao longo do ano letivo 2018/2019. A segunda
parte deste relatório expõe a investigação, realizada ao longo da Prática de Ensino
Supervisionada, sobre a utilização de palhetas sintéticas no ensino do saxofone.
Inserido na família dos sopros de madeira, o saxofone retém uma série de
problemáticas ligadas à sua ferramenta de produção de som, que mais comummente é a
palheta feita de cana. Atualmente, as palhetas compostas por materiais sintéticos vêm
resolver alguns dos aspetos negativos relacionados com o uso da madeira. Através deste
estudo pretendeu-se analisar, usando métodos de gravação e análise de espetro sonoro,
para observar os resultados obtidos e acompanhados ao longo de um ano letivo e o
progresso de sujeitos de diferentes níveis de educação ao utilizar as palhetas sintéticas no
seu quotidiano e em sala de aula; Report of Prática de Ensino Supervisionada realized in Escola de Música do Orfeão
de Leiria – Adequation and Framework of the Use of Synthetic Reeds in Saxophone
Teaching
Abstract:
The present internship report is divided in two sections. The first one addresses
the internship done in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes,
with the cooperating teacher Nuno Mendes during the school year of 2018/2019. The
second section of this report exposes the investigation, accomplished during the Prática
de Ensino Supervisionada, about the use of synthetic reeds in saxofone teaching.
Being in the woodwinds family, the saxophone has some of the problems
associated to the use of the wooden reed as a mean of sound production. Currently,
synthetic reeds are seen as a solution to some of the negative aspects that come with the
use of the wooden reed. This research aims to comparatively evaluate the characteristics
of synthetic reeds versus traditional cane reeds, through the use of audio recordings and
spectrum analysis of the results obtained during the research period, as well as the
progress made by the students while using synthetic reeds in a daily basis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29092 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|