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http://hdl.handle.net/10174/29091
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Title: | Ferramenta de monitorização e gestão de listas de espera no Hospital de Évora |
Authors: | Corvelo, Fernando Jorge Barradas |
Advisors: | Rato, Luís Gonçalves, Teresa |
Keywords: | Monitorização Gestão Consulta Externa Hospital Monitoring Management Consultation External Hospital |
Issue Date: | 19-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O serviço de Consulta Externa do Hospital de Évora conta com uma grande
afluência diária de utentes, o que faz com que exista a necessidade de monitorizar e gerir da lista de espera que inevitavelmente acaba por existir. Para
isso, é também necessário fazer a gestão do espaço físico da consulta e das
agendas médicas, uma vez que existe um número limitado de gabinetes onde
as consultas se podem realizar, tal como existe um número limitado de horas
que um médico tem disponíveis para realizar consultas.
No âmbito desta dissertação, foi feita uma análise dos processos manuais
e digitais atualmente existentes no Hospital para fazer a gestão das atividades referidas, de modo a perceber quais as melhorias que poderiam ser
implementadas. Após esta análise, conseguiram-se identificar alguns pontos
de melhoria, maioritariamente relacionados com uma aplicação informática
que o Hospital utiliza. Assim, chegou-se a um conjunto de requisitos essenciais que foram posteriormente implementados, através do desenvolvimento de
uma nova aplicação, com o objetivo de complementar a aplicação informática
existente.
No entanto, e apesar de cumprir todos os requisitos identificados, para ser
colocada em produção, a ferramenta desenvolvida requer algum trabalho
adicional em colaboração com o Hospital, para finalizar o processo através
do qual a ferramenta vai ter acesso aos dados do Hospital; Abstract:
Monitoring and management tool for waiting lists
in Évora’s Hospital
The Outpatient Consultation service at the Évora’s Hospital has a large daily
flow of patients, which means that there is a need to monitor and manage
the waiting list that inevitably exists. Thus, it’s also necessary to manage
the consultation physical space and medical agendas, since there is a limited
number of offices where consultations may be conducted, just as there is a
limited number of hours that doctors have available to conduct consultations.
Within the scope of this work, an analysis was carried out focusing on the
manual and digital processes currently in place at the Hospital, in order to
understand what improvements could be achieved. After this analysis, some
improvement points were discovered, mostly related to an application that
the Hospital currently uses. Thus, a set of key requirements were identified
and subsequently applied, in the development of a new application, with the
goal of complementing the existing Hospital’s application.
However, and despite meeting all the requirements identified, the developed
application, in order to be deployed into production, requires some additional
work in collaboration with the Hospital, so that the process through which
the application will have access to the Hospital’s data, may be concluded. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29091 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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