|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29075
|
Title: | O Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas, nos três ciclos avaliativos, no contexto das políticas educativas vigentes |
Authors: | Fialho, Isabel Saragoça, José Correia, Ana Paula Gomes, Sónia Silvestre, Maria José |
Editors: | Pacheco, José Augusto Morgado, José Carlos Sousa, Joana |
Keywords: | avaliação organizacional avaliação externa políticas educativas |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Porto Editora |
Citation: | Fialho, I., Saragoça, J., Correia, A. P., Gomes, S., & Silvestre, M. J. (2020). O Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas, nos três ciclos avaliativos, no contexto das políticas educativas vigentes. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado, & J. Sousa (Eds.), Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais (pp. 63-100). Porto: Porto Editora. [ISBN: 978-972-0-34919-4] |
Abstract: | O Programa de Avaliação Externa das Escolas implementado em Portugal desde 2006 encontra-se atualmente a iniciar o seu 3.º ciclo avaliativo, eviden-ciando continuidades e descontinuidades com os ciclos anteriores, reflexo das políticas educativas vigentes. Partindo de um questionamento sobre a prestação de contas das organizações escolares portuguesas, analisámos os programas de Governos Constitucionais para a área da Educação e os princi-pais normativos legais que nortearam/norteiam a governação e o quotidiano das escolas, com o objetivo de compreender de que forma os quadros de referência do Programa da Avaliação Externa das Escolas, nos seus três ciclos avaliativos, refletiram/refletem as políticas educativas vigentes. Desenhámos e implementámos um estudo enquadrado no paradigma interpretativo, que recorreu a uma investigação de natureza qualitativa e privilegiou a análise de conteúdo de documentos que obtivemos através da Web. Constata-se que as políticas educativas têm vindo a ser adaptadas, gradualmente, aos novos desígnios da sociedade, havendo uma clara tendência no empoderamento das organizações escolares para responder, local e contextualizadamente, às necessidades das comunidades educativas que servem. A aposta tem recaído no reforço da autonomia administrativa e curricular das escolas, associada a uma maior responsabilização, e na criação de condições para que ocorram as mudanças estruturais entendidas como essenciais para que as escolas tracem o seu percurso na construção da prestação de um serviço de educação de qualidade para todos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29075 |
ISBN: | 978-972-0-34919-4 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|