Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/2907
|
Title: | TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. |
Other Titles: | TurmaMais: an organizational project directed to promote school success. |
Authors: | Verdasca, José L. C. |
Editors: | Oliveira, Carlos A. S. Pinto, Fátima C. F. |
Keywords: | Sucesso escolar Turmamais Dimensão da turma Estrutura composicional da turma |
Issue Date: | Jun-2007 |
Publisher: | Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro |
Abstract: | Neste artigo relata-se a experiência pedagógica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/2907 |
ISSN: | 0104-4036 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|