|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28954
|
Title: | Satisfação e qualidade de serviço prestado pela EMAE no fornecimento de água em STP |
Authors: | D´abreu, Tinita Samba Viegas |
Advisors: | Marreiros, Cristina Galamba Basílio, Andreia Teixeira |
Keywords: | Água potável Satisfação Qualidade São Tomé e Príncipe Drinking water Customer satisfaction Quality São Tomé e Príncipe |
Issue Date: | 16-Nov-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A água é um recurso essencial à vida e um fator chave para o
desenvolvimento sustentável, para a saúde alimentar e para o progresso
económico. Em STP, face ao contexto de constrangimentos diversos da
administração pública e das crescentes exigências da população com a
melhoria do fornecimento de água, a qualidade dos serviços públicos
prestados pela EMAE é uma temática atual e muito relevante. Assim, a
presente investigação teve como objetivo conhecer a opinião dos
clientes/cidadãos em relação à satisfação e à qualidade do serviço de
fornecimento de água prestado pela EMAE. Para isso, realizou-se uma
investigação de natureza descritiva, com levantamento de dados de fontes
primárias (questionário realizado aos clientes e entrevista não estruturada a
um antigo funcionário da empresa e relatos de outros) e secundárias
(documentos internos da EMAE e revisão da literatura). Os fatores de
satisfação dos utilizadores dos serviços de fornecimento de água da EMAE
foram analisados em conformidade com as dimensões do modelo
SERVQUAL. A análise dos resultados evidenciou que a avaliação da
qualidade dos serviços feita pelos clientes é muito má ou média, mostrandose
estes insatisfeitos. No que respeita à resolução rápida de avarias, ao
fornecimento de água com qualidade, à informação prestada e à faturação foi
considerada muito má. Quanto à facilidade e resposta a reclamações, tempo
de espera e privacidade no atendimento e apresentação dos funcionários,
confiança nas informações fornecidas e, informação clara das faturas foi
entendida como média. Apesar das limitações relacionadas ao fato da
amostra ser de conveniência, pode concluir-se não estarem os cidadãos
englobados no estudo, satisfeitos com a qualidade dos serviços da EMAE no
fornecimento de água potável à população de STP; ABSTRACT:
Water is an essential resource for life and is a key factor for sustainable
development, for food health and for economic progress. In STP, given the
context of various constraints on public administration and the growing
demands of the population with the improvement of water supply, the
quality of public services provided by EMAE is a current and very relevant
issue. Thus, the present investigation aimed to know the opinion of
customers / citizens in relation to the satisfaction and quality of the water
supply service provided by EMAE. For this, a descriptive investigation was
carried out, with data collection from primary sources (questionnaire carried
out to customers and reports from former employees of the company) and
secondary sources (internal documents of EMAE and literature review). The
satisfaction factors of users of the EMAE water supply services were
analyzed in accordance with the five dimensions of the SERVQUAL model.
The analysis of the results showed that the assessment of the quality of
services by customers is very poor or average, showing these dissatisfied.
Regarding the quick resolution of faults, the provision of quality water, the
information provided and billing was considered very bad. As for the ease
and response to complaints, waiting time and privacy in the service and
presentation of employees, confidence in the information provided and clear
information on the invoices was understood as average. Despite the
limitations related to the fact that the sample is of convenience, it can be
concluded that the citizens are not included in the study, satisfied with the
quality of EMAE services in the supply of drinking water to the population of
STP. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28954 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|