Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28842

Title: Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler
Authors: Silva, Greice
Girotto, Cyntia
Balca, Angela
Keywords: Educação Infantil
Cultura escrita
Formação da criança leitora
Ato de ler
História em quadrinhos
Issue Date: 2020
Publisher: Debates em Educação, 12 (n.º especial), 116-131
Abstract: O objetivo deste artigo é abordar alguns importantes aspectos sobre o ensino do ato de ler na escola e suas implicações para a formação da criança leitora, compreendendo o ato de ler como um ato cultural e historicamente constituído. Este artigo faz parte de uma investigação maior que busca discutir a inserção da criança no mundo da cultura escrita. Neste recorte será enfatizado os dados especificamente sobre a situação de leitura do gênero discursivo histórias em quadrinhos na Educação Infantil com crianças de 5 e 6 anos. Os apontamentos argumentativos apresentados se fundamentam no arcabouço teórico científico da escola de Vygotsky, na perspectiva do Círculo de Bakhtin e de estudiosos da leitura e das histórias em quadrinhos. Aponta-se como resultados que o ensino e a aprendizagem da leitura são movidos pela necessidade e pelo interesse das crianças e estão intimamente relacionados com a produção de sentido num processo interativo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28842
ISSN: 2175-6600
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Silva_Girotto_Balça_Debates em Educação.pdf282.41 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois