Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28743
|
Title: | A apropriação da cultura escrita em crianças do ensino fundamental: um estudo com a cultura e a literatura infantil indígena |
Authors: | Sales, Maria da Luz Balça, Ângela |
Keywords: | Escola Leitura Cultura e literatura infantil indígena |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Leitura: Teoria e Prática, 38(78), 51-65 |
Abstract: | A situação vivida pelos indígenas brasileiros impulsionou-nos à problemática
desta investigação: promover a empatia e a cultura escrita em crianças do ensino fundamental, recorrendo à literatura infantil indígena. Os objetivos do estudo eram: conhecer
concepções e atitudes dos alunos relativamente aos indígenas; orientar uma intervenção
pedagógico-didática, apoiada na literatura infantil indígena, que ajudasse a modificar concepções e atitudes de natureza discriminatória; analisar em que medida essa intervenção
serviu para aprofundar o conhecimento dos alunos acerca da cultura indígena, promovendo
a apropriação da cultura escrita. Optou-se por um estudo qualitativo, numa aproximação
à metodologia da design research. Como instrumentos de recolha de dados, elegeu-se a
entrevista, a observação e as notas de campo. A amostra era constituída por uma turma
do ensino fundamental de uma escola urbana do estado do Pará, Brasil. Os resultados da
investigação apontaram para uma identificação, receptividade e entusiasmo das crianças à
cultura e à literatura indígenas |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28743 |
ISSN: | 2317-0972 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|