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http://hdl.handle.net/10174/28573
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Title: | Caracterização do desenvolvimento motor de crianças do 1º ciclo do ensino básico e dos seus níveis de atividade física em período de recreio |
Authors: | Gonçalves, Vanessa Alexandra Cortiço |
Advisors: | Raimundo, Armando Manuel Mendonça Marmeleira, José Francisco Filipe |
Keywords: | Atividade física Coordenação motora Acelerometria Aptidão física Proficiência motora Physical Activity Motor coordination Accelerometry Physical fitness Motor proficiency |
Issue Date: | 11-Nov-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Objetivo: Estudar os níveis de atividade física no período de recreio, a
proficiência motora e a composição corporal de crianças do primeiro ciclo do
ensino básico e verificar de que forma as variáveis se relacionam entre si.
Método: Participaram 140 crianças (8.01 ± 1.33 anos) de duas escolas diferentes
e de ambos os sexos. A atividade física foi avaliada através de acelerometria.
Para avaliação da proficiência motora realizaram-se o KörperKoördinationsTest
für Kinder (KTK) (coordenação motora), o teste vai-vem (aptidão
cardiorrespiratória), o dinamómetro de mão (força de membros superiores) e o
salto horizontal (força de membros inferiores). A composição corporal foi
avaliada através do Índice de Massa Corporal e do perímetro da cintura.
Resultados: As crianças são pouco ativas durante o recreio, têm uma
prevalência de excesso de peso / obesidade elevada (~30%) e muitas delas têm
dificuldades na coordenação motora. Os rapazes são mais ativos no recreio e
tiveram melhores resultados de coordenação motora do que as raparigas. As
crianças com peso normal revelaram ter melhor aptidão cardio-respiratória
(medida pelo teste vai-vém) do que as crianças com excesso de peso /
obesidade. Foram encontradas algumas associações significativas entre
atividade física, proficiência motora e composição corporal.
Conclusões: As crianças do primeiro ciclo são pouco ativas no período de recreio
e têm níveis de proficiência motora baixos. Apresentam, ainda, uma prevalência
de excesso de peso / obesidade, relativamente elevada; Abstract:
Characterization of motor development of primary school children and
their levels of physical activity during recess
Objective: Study the levels of physical activity in the recess period, the motor
proficiency and the corporal composition of children of the first cycle of
elementary school and verify in which way the variables relate to each other.
Method: 140 children from two different schools and both sexes participated in
the study. Physical Activity data were obtained through accelerometry where
each child would use the accelerometer for at least 3 days. To assess motor
proficiency was used the KörperKoördinationsTest für Kinder (KTK) was
performed to assess motor coordination, the shuttle test to cardiorespiratory
fitness, the hand dynamometer to determine upper limb strength and the
horizontal jump to check lower limb strength. Body composition was assessed by
measuring weight, height and waist circumference.
Results: Participants in this study are less active than expected, opting for
sedentary and light activities rather than moderate or vigorous activities, even
during recess. People with normal weight had better overall results than the
overweight or obese population |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28573 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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