Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/2854
|
Title: | AS ESCOLAS FORA DA ESCOLA: O CASO DO ALANDROAL |
Authors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes Pratas Tobias, Antónia Vieira Carvalho, Luísa Serrano |
Keywords: | Aprendizagem Educação não-formal Território |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Pedago |
Abstract: | Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituição tutelada pelo Ministério da Educação), e financiado pelo Estado Português, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. O projecto assume a finalidade de conhecer o universo das aprendizagens disponíveis e concretizadas num determinado território, durante uma década (1997-2007).
Nos dez anos considerados no estudo e no território já referido, foram inquiridas até ao momento, 286 instituições que promoveram 689 oportunidades de aprendizagem. A maior parte destas aprendizagens é de natureza não-formal ou informal e foi promovida pela rede de instituições não-escolares localizada ou com acção no território em estudo.
Estes resultados preliminares revelam o papel importante que os ambientes não formais de aprendizagem parecem assumir em contextos territoriais com frágeis índices de escolaridade e com indivíduos adultos com percursos de formação formal breves e com descontinuidades evidentes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/2854 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|