|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28460
|
Title: | Avaliação do impacto do projeto promoção de mudanças na aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI - No desenvolvimento psicológico de alunos do 3o ao 6o ano |
Authors: | Ferreira, Lúcia Isabel Dias |
Advisors: | Candeias, Adelinda Maria Araújo |
Keywords: | Rendimento escolar Aprendizagem Competências socioemocionais Inteligência Geral Comunidades escolares Gulbenkian XXI School performance Learning Socioemotional skills General intelligence Gulbenkian XXI school communities |
Issue Date: | 10-Jan-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A literatura dos últimos anos evidencia que são muitas as variáveis que influenciam de
forma significativa o rendimento escolar e sucesso dos alunos, principalmente no período de
transição do 1º para o 2º ciclo, sendo uma fase de muitas mudanças.
O objetivo do presente estudo é analisar o impacto do Projeto Promoção de Mudanças
na Aprendizagem-Comunidades Escolares de Aprendizagem XXI no desenvolvimento
cognitivo, socio-emocional e competências sociais de alunos do 3º ao 6º ano de 3
agrupamentos de escolas da região Alentejo. O estudo de natureza quasi-experimental e
longitudinal, envolveu um grupo de intervenção (N=129) e um grupo de controlo (N=100). A
avaliação dos efeitos do projeto assumida neste estudo e inserida num processo mais amplo de
avaliação do impacto do projeto, incluiu as seguintes provas: Matrizes Progressivas Coloridas
de Raven e da BPR- Bateria de Provas de Raciocínio, PACS- Avaliação de Competências
Sociais e o TEIQ- Questionário de Traço de Inteligência Emocional, assim como os
indicadores de rendimento escolar (notas a português e matemática).
A análise dos dados aponta para uma influência das variáveis cognitivas (inteligência
geral) no rendimento escolar a português e a matemática que se mantém ao longo dos quatro
anos; assim como uma perceção das competências socioemocionais dos alunos por parte dos
professores mais positiva, que é progressivamente incrementada com o tempo (ou seja ao
longo dos quatro anos de implementação do projeto).
A finalizar, este estudo salienta a importância de uma intervenção psicopedagógica
orientada para a promoção de competências socioemocionais, desenvolvimento cognitivo
através de experiências, de diversidade curricular e favorece de modo positivo e significativo
a consolidação das aprendizagens essenciais e consequentemente o sucesso educativo; Abstract:
“Impact of PMA-CEAG XXI's on the psychological development of students from 3rd to
6th grade.”
A lot has been written in the recent years to show the factors that influence in a
significant way the academic performance and success of students, mainly in the transition
period from the lower primary to the higher primary, being a stage of many changes.
The aim of the following study is to analyse the impact by the Project, Promoting
changes in Learning XXI School Communities in cognitive, socio-emotional development
and social skills of 3º and 6º grade students from 3 school groupings from the Alentejo region.
The study of quasi-experimental and longitudinal nature, involved an intervention
group (N=129) and a control group (N=100). The evaluation of the project effects taken by
this study and inserted into a wider project evaluation process included the following tests:
Raven’s Progressive Coloured Matrices, BPR- Reasoning Test Battery, PACS- Social Skills
Evaluation and the TEIQ- Emotional Intelligence Trait Questionnaire as well as school
performance markers (Portuguese and maths marks).
The data analysis points to an influence of the cognitive variables (general intelligence) in
school performance in Portuguese and maths that remains throughout the four years; as well
as a more positive perception in the socioemotional skills of the students by the teachers,
which is progressively increased with time (that is throughout the four years of the project).
In conclusion, this study highlights the importance of a psycho-pedagogic intervention
oriented to the promotion of socioemotional skills, cognitive development through curricular
diversity experiences and favours in a positive and significant way the consolidation of
essential learnings and consequentially the educational success. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28460 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|